Bicicletas de carga em vez de peças de automóveis
Não é a primeira vez que ele se atreve a se revoltar por dentro: O sindicalista Matteo Moretti (46) em uma manifestação de apoio ao movimento Insorgiamo em março deste ano em Florença.

Por Anna Jikhareva, Ayse Turcan (texto) e Michele Lapini (fotos), Campi Bisenzio

 

Massimo Cortini caminha pelo corredor que leva ao saguão da fábrica. A tranca no final é para garantir que ninguém entre na sala de produção com as máquinas caras, explica o homem de 48 anos antes de passar pela barreira. “Tudo aqui parece igual ao dia em que nos fecharam.” Quando Cortini entra no saguão, centenas de máquinas, prateleiras e tubulações ficam à vista. Quarenta milhões de euros – esse é o valor dos equipamentos reunidos aqui, dos robôs ultramodernos, alguns ainda em sua embalagem original, e das mercadorias embaladas em plástico encolhido, diz Cortini.

O enorme saguão da fábrica é o coração do fornecedor automotivo GKN Driveline. Outrora parte do império Fiat, a fábrica tornou-se propriedade do grupo britânico GKN na década de 1990, antes de ser adquirida pelo fundo de investimento Melrose Industries em 2018. Eles costumavam produzir eixos de transmissão para a Fiat, Renault, Toyota e BMW, até mesmo para a Ferrari e a Maserati, lista Cortini com um toque de orgulho em sua voz. “Éramos os líderes do mercado mundial.”

A produção no local de 26.000 metros quadrados está parada há dois anos. Em vez disso, na área industrial de Campi Bisenzio, a meia hora de ônibus de Florença, surgiu um experimento único: a tentativa de reindustrialização a partir de baixo, a GKN for Future [1]. Os trabalhadores querem combinar de forma prática a luta climática e a luta de classes – seu objetivo é a democratização da produção e a ecologização dos produtos. Ou, em poucas palavras: bicicletas de carga em vez de peças de automóveis. O movimento em torno de Cortini e seus companheiros de batalha se tornou talvez a maior esperança ecossocialista da Europa.

Neste domingo quente de meados de junho, quando Cortini nos conduz pelo saguão da fábrica, representantes do movimento climático italiano, sindicalistas, estudantes solidários e trabalhadores de outras fábricas, da Úmbria, Nápoles ou Trieste, se reuniram na cantina abafada da fábrica para aprender com o laboratório público de autogestão que o local se tornou. Muitos dos cerca de oitenta participantes usam as camisetas da GKN que podem ser compradas no andar de baixo. O logotipo é baseado no produto original, o eixo de transmissão.

A história do sofrimento e da luta dos trabalhadores da GKN começa em 9 de julho de 2021 com um e-mail. Naquela memorável sexta-feira, todos os 422 funcionários e cerca de 80 trabalhadores temporários receberam repentinamente sua notificação de demissão sem aviso prévio: eles não precisariam mais comparecer ao trabalho na segunda-feira. A demissão em massa ocorre – ao contrário do prometido – apenas alguns dias após a expiração de um acordo entre o governo, os sindicatos e a associação de empregadores sobre a proibição de demissões durante a crise da Covid. A unidade de Florença agora é história e a produção está sendo transferida para o exterior – com o objetivo de maximizar os lucros e de acordo com o lema da Melrose Industries: “Buy, improve, sell” [comprar, melhorar, vender].

Bicicletas de carga em vez de peças de automóveis
Milhares de pessoas se juntaram aos trabalhadores: A primeira grande manifestação após a ocupação da fábrica, em julho de 2021.

Em vez de procurar um novo emprego, os trabalhadores ocuparam a fábrica sem mais delongas. Desde então, uma faixa vermelha com o logotipo do movimento está pendurada acima da entrada, com mensagens de solidariedade estampadas na cerca. Como uma ocupação seria rapidamente despejada, eles usam um truque – e falam de uma “assembleia permanente”, o que é legalizado.

Massimo Cortini, a quem todos chamam apenas de “Berva”, que significa “fera” e não combina em nada com seu jeito amigável e aparência esguia, cresceu nas proximidades. Em 1998, ele começou seu primeiro emprego na fábrica, e diz que gostou. Durante a visita, ele aponta para um robô aqui, para uma fresadora ali, pega uma parte de um eixo de manivelas na mão para explicar como funciona. Em um determinado momento, ele pára em frente a uma máquina-ferramenta: “esta é minha.” Ele costumava trabalhar aqui em turnos: das 6h às 14h, das 14h às 22h ou das 22h às 6h.

Bicicletas de carga em vez de peças de automóveis
Massimo Cortini (48), funcionário da fábrica da GKN Driveline.

O fechamento no verão, há dois anos, foi um choque para Cortini. “Mesmo depois de uma semana, eu ainda não conseguia superar isso mentalmente”, diz ele. Todos os dias ia para a fábrica, com a sensação de que estava indo trabalhar. Em vez disso, ele ia às reuniões do Collettivo di Fabbrica GKN [Coletivo de Fábrica GKN], espécie de quartel general da resistência. O coletivo o motivou a lutar desde o início.

 

O legado do operaísmo

Para compreender como a luta pela fábrica da GKN em Campi Bisenzio pode se tornar um modelo, é preciso voltar alguns anos na história. Após o término da conferência de domingo no refeitório, Matteo Moretti tem tempo para contar sobre as origens do Collettivo.

Moretti (46), cabelo curto e espetado, com a camisa obrigatória da GKN, faz a manutenção das máquinas na fábrica há mais de vinte anos. De acordo com ele, o fato de a luta pela produção futura poder se tornar um modelo se deve à máxima sindicalização na fábrica. Em 2007, Moretti se filiou ao sindicato dos metalúrgicos Fiom, que faz parte da confederação sindical italiana CGIL – para logo ousar se revoltar por dentro. “Sentimos que o sindicato não representava nossos interesses, então nos reorganizamos”, diz ele.

Sob a égide de um conselho de fábrica de base, que incluía não apenas representantes eleitos como Moretti, mas também apoiadores externos e muitos dos trabalhadores anteriormente inativos, formou-se uma espécie de contrapeso autônomo aos sindicatos tradicionais que, ao longo dos anos, foram passando cada vez mais a gerir a paralisia. “Criando uma consciência de classe”, diz Moretti. Em 2018, o “Collettivo di Fabbrica” surgiu a partir disso.

Bicicletas de carga em vez de peças de automóveis
Vista de um saguão da fábrica ocupada da GKN em Campi Bisenzio, perto de Florença.

O coletivo tem sua sede no contêiner do sindicato, no meio do saguão da fábrica. Nas paredes do escritório, que de outra forma não seria ornamentado, está pendurada uma bandeira preta e vermelha com a inscrição “26 de julho”, a data de início da revolução cubana de Fidel Castro. Outras bandeiras representam lutas e grupos com os quais nos solidarizamos ou que são lembrados aqui: a luta de libertação curda em Rojava ou o outono quente na fábrica da Fiat Mirafiori em Turim, em 1969, quando os trabalhadores prepararam o terreno para uma política sindical mais combativa.

Moretti e seus companheiros de batalha também se referem a essa herança. “Pegamos a deixa da história do nosso país”, diz ele. Ele está se referindo às experiências da luta de classes conhecida como operaísmo nas décadas de 1960 e 1970 – um movimento neomarxista que usou greves no norte da Itália para lutar contra a heteronomia do trabalho nas fábricas; o “Collettivo di Fabbrica” tem como modelo os conselhos que foram estabelecidos em muitas fábricas na época. Infelizmente, esse instrumento foi destruído, diz o sindicalista. “Com os acordos entre empresas e sindicatos nos anos 90, a autonomia dos trabalhadores foi retirada.”

A atitude de que a luta de classes não deve ser travada somente na própria fábrica também tem suas origens nesse período. Os membros do coletivo estão fortemente ancorados na região, não apenas nas manifestações ou nas casas ocupadas, nos centros autônomos da área, mas também no clube de futebol local, na igreja ou na defesa civil. A solidariedade com outras iniciativas políticas também é fundamental. Dificilmente há uma manifestação ou greve na região sem a presença do movimento que cresceu em torno da fábrica. Seu lema: “Insorgiamo con i lavoratori GKN”, “nós nos levantamos com os trabalhadores da GKN” – baseado em um lema dos partisanos florentinos.

No dia anterior à conferência, por exemplo, Cortini, Moretti e os outros viajam para Bolonha com sua faixa vermelha “Insorgiamo”. Junto com outros 10.000 manifestantes, eles denunciam a inação do governo após a inundação devastadora na Emilia-Romagna e aplaudem quando um caminhão cheio de lama é despejado em frente à administração regional. No dia da própria conferência, é feita uma visita a uma revendedora de móveis no bairro, onde os trabalhadores estão em greve por salários justos. E um dia depois, os membros do coletivo se reúnem em frente ao consulado grego em Florença para fazer uma declaração contra as mortes no Mediterrâneo.

O que, no discurso de esquerda, é sempre chamado, de forma um tanto quanto banal, de “unir as lutas” é vivido em Campi Bisenzio. Se você demonstrar solidariedade com os outros, receberá solidariedade de volta, essa é a fórmula simples. Em março de 2022, por exemplo, dezenas de milhares de pessoas se manifestaram em Florença pelas causas dos trabalhadores da fábrica.

Nos dois anos que se passaram desde o fechamento da fábrica, a luta da GKN passou por várias fases. Primeiro, os trabalhadores entraram com uma ação judicial contra a demissão. Em dezembro de 2021, no entanto, o empresário Francesco Borgomeo comprou o local. A mídia financeira informou na época que Borgomeo, que na verdade havia sido nomeado para liquidar a fábrica, havia pago apenas um euro por ela.

Borgomeo se comprometeu a encontrar investidores para um novo projeto industrial em um prazo de seis meses. Se isso não desse certo, ele prometeu que investiria seu próprio capital em uma conversão da produção. Seguiram-se meses de salários baixos e incertezas, várias mesas redondas e reuniões com o Ministério da Economia, os sindicatos e o novo CEO. Borgomeo deixou passar prazo após prazo, nunca apresentou um plano para o futuro ou um investidor. Então, em novembro passado, os trabalhadores pararam repentinamente de receber seus salários.

Nesse meio tempo, já se passaram quase nove meses sem renda, o que não deixou marcas em nenhum dos trabalhadores. Muitos dizem que a luta está atualmente em um ponto difícil, descrevendo o tempo de espera como extenuante, o que provavelmente também é o objetivo de Borgomeo: como proprietário da fábrica, ele tem maior poder de influência e pode simplesmente ficar de fora do conflito. No início, a maioria dos trabalhadores aderiu à ocupação, mas hoje restam cerca de 180 trabalhadores. Os que permanecem estão buscando estratégias diferentes para lidar com a perda de renda: Alguns fazem empréstimos, outros recorrem ao fundo de solidariedade que os apoiadores criaram ou recebem ajuda de suas famílias. “Eu tenho sorte, já paguei a hipoteca da minha casa”, diz Massimo Cortini. Além disso, sua esposa trabalha em tempo integral. “Isso me ajudou a ficar mais tranquilo em relação a tudo.”

“No momento, estamos lutando em várias frentes”, diz o sindicalista Matteo Moretti. Por um lado, a questão é salarial. O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) pagaria uma indenização por perda de salário, mas para isso precisa de informações de Borgomeo, que ele não fornece. Moretti chama isso de chantagem. No dia seguinte à reunião na fábrica, uma delegação protestou no escritório do INPS em Florença. Por outro lado, há a segunda luta, de acordo com Moretti, a luta pela reindustrialização a partir de baixo. “Queremos poder voltar a trabalhar na fábrica.”

 

Reindustrialização 2.0

Muito antes de ficar claro que não se pode confiar nas promessas de Borgomeo, os trabalhadores tomam o futuro da fábrica em suas próprias mãos. Logo após o fechamento, um grupo se reúne para elaborar um plano para a conversão ecológica da produção: produtos ecologicamente compatíveis em vez de peças para a poluente indústria automobilística. Francesca Gabbriellini também faz parte do grupo. A jovem de 34 anos conheceu as pessoas ao redor de Moretti e Cortini em 2016 em um evento político. Quando soube da demissão em massa na GKN Firenze, cinco anos depois, ela correu para Campi Bisenzio com seus colegas de universidade de Pisa. “Dormimos na fábrica e ajudamos onde era necessário”, diz a historiadora em uma ligação do Zoom de Paris, onde atualmente é estudante de doutorado.

Quando a ocupação tinha apenas algumas semanas, o coletivo pediu a Gabbriellini e a outros cientistas solidários de várias disciplinas que usassem seus conhecimentos para a GKN. “Mas tudo se baseava na visão dos trabalhadores”, ela enfatiza. O primeiro plano industrial abrangente desenvolvido pelo grupo prevê uma mudança na produção de eixos de transmissão para ônibus, na qual o estado italiano também deve participar, de acordo com o plano. Embora essa mudança do transporte individual para o público seja ecologicamente muito desejável, as autoridades não demonstram interesse na ideia, forçando o coletivo a repensar.

Nesse meio tempo, um novo plano foi elaborado, Reindustrialização 2.0: no futuro, a fábrica será administrada como uma cooperativa e produzirá bicicletas de carga e painéis solares em vez de eixos de transmissão. O crowdfunding recentemente arrecadou 170.000 euros, e o coletivo agora está procurando investidores. Os elegantes protótipos das bicicletas já podem ser vistos na entrada da fábrica – eles também levam o logotipo da GKN.

Emanuele Genovese viajou de Roma para a conferência na cantina da fábrica. O estudante de economia ambiental de 25 anos faz parte da Fridays for Future (FFF) Itália – e é parcialmente responsável pelo fato de o movimento climático e os trabalhadores da GKN estarem intimamente ligados. “Um amigo me ligou em outubro de 2021 e disse que estava acontecendo uma grande coisa em Florença”, lembra Genovese. Os ativistas do clima então entraram em contato com o coletivo. “Ficamos muito impressionados com eles – não só tinham visões muito claras de transformação ecológica, mas também uma nova ideia de trabalho.”

Mesmo que nem todos os trabalhadores estivessem entusiasmados com a ideia de conversão desde o início, os debates sempre terminavam com decisões consensuais. O ativista Genovese está convencido de que essa democratização dos processos decisórios, conforme praticada pelo coletivo, é fundamental para o sucesso de uma transformação ecológica. Dessa forma, o movimento climático é um parceiro leal, acompanhando os trabalhadores em suas excursões educacionais, apoiando-os em campanhas online, em manifestações e em decisões estratégicas relacionadas ao plano de reindustrialização.

Na Itália, o caso da GKN é único, diz Genovese. A menos que a força de trabalho já tenha uma visão ecológica, a cooperação entre os ativistas climáticos e os trabalhadores é difícil. E os sindicatos também não são exatamente receptivos. “A coisa mais importante sobre a GKN? O fato de ela ser um modelo a ser seguido.” Antonella Bundu tem uma opinião semelhante.

Bicicletas de carga em vez de peças de automóveis
Antonella Bundu (53), parlamentar da cidade de Florença.

 

Já é uma vitória

A mulher de 53 anos nos dá as boas-vindas ao Palazzo Vecchio, um dos pontos turísticos de Florença. No imponente palácio, onde os turistas fazem fila para visitar, o parlamento da cidade, dominado pelos social-democratas, se reúne nas tardes de segunda-feira. Desde sua eleição em 2019, quando Bundu se tornou a primeira mulher negra na Itália a concorrer a prefeita, ela representa a coalizão de esquerda Sinistra Progetto Comune. Assim como Gabbriellini, Bundu estava no local imediatamente após o fechamento da fábrica. “Nós, apoiadores, tínhamos que garantir que ninguém entrasse no local”, lembra ela, ” assim crescemos juntos como uma família.” Bundu está envolvida com o coletivo desde então.

Os trabalhadores da GKN defendem não apenas seus próprios direitos, mas os direitos de todos, diz ela, e isso é o que mais a atrai. “Qualquer um deles pode encontrar outro emprego amanhã”, diz a política. Ela crê que há algo universal na luta da GKN: O que aconteceu com os trabalhadores também pode acontecer com a gente; portanto, quem os defende também defende a si mesmo.

Bundu se dirige ao salão onde a reunião do conselho municipal está prestes a começar. “O pessoal da GKN ocupou este lugar no outono passado”, lembra ela com uma risada. Por 36 horas, diz ela, eles ficaram na venerável sala. Bundu os apoiou nessa ação. Em nível político, no entanto, ela pouco pode fazer. Como a fábrica está localizada nas terras do município de Campi Bisenzio, o conselho municipal de Florença não tem influência direta. Embora a maioria dos políticos tenha expressado sua solidariedade aos trabalhadores, isso não passa de palavras vazias, diz Antonella Bundu.

Bicicletas de carga em vez de peças de automóveis
O Collettivo di Fabbrica GKN faz sua presença ser sentida em público: Protesto na área industrial de Campi Bisenzio.

Pelo menos um pequeno sucesso foi a adoção de um projeto de lei que estabeleceu um pacto de solidariedade entre a cidade de Florença e a organização de apoio dos trabalhadores da GKN. Graças a isso, os fundos devem fluir no futuro, também do orçamento da UE. “É a primeira vez na história da cidade que um pacto como esse se torna realidade”, diz Bundu com orgulho.

Não se sabe ao certo o que acontecerá em seguida, mas o coletivo ativo não tem ficado quieto. No início de julho, os membros ocuparam uma torre de 45 metros no coração de Florença por pouco menos de uma semana, “como uma continuação da luta na fábrica, na rua e na elaboração de um plano industrial”, conforme escreveram. No último fim de semana, no aniversário de dois anos da “assembleia permanente”, foi realizada uma grande festa com convidados internacionais em Campi Bisenzio. E no outono, o coletivo quer fazer uma grande turnê pela Europa em busca de investidores. Os apoiadores Gabbriellini e Bundu acreditam que o Collettivo já venceu há muito tempo, independentemente do resultado de sua luta. Gabbriellini diz: “É a ocupação mais importante e mais longa da história do movimento dos trabalhadores italianos”.

 

Nota lateral

Modelos históricos

Houve repetidos esforços para converter a produção industrial “de baixo para cima”. Por exemplo, depois que a gerência da empresa britânica de armamentos Lucas Aerospace anunciou demissões em massa em meados da década de 1970, os trabalhadores apresentaram um plano abrangente para a produção de turbinas eólicas, bombas de calor ou motores híbridos. Particularmente importante para os sindicalistas na época foi a democratização dos processos de produção – exatamente como o coletivo da fábrica em Campi Bisenzio está praticando agora.

Na Suíça, também foi feita uma tentativa de mudar o setor a partir de baixo. Em 2008, os 430 trabalhadores das oficinas das Ferrovias Federais Suíças em Bellinzona entraram em greve e ocuparam a fábrica após o anúncio de cortes de empregos e do fechamento do local. Depois de cinco semanas, a gerência finalmente cedeu. E os trabalhadores de Bellinzona também apresentaram um plano: um plano para o desenvolvimento econômico de sua região periférica. Eles exigiram com sucesso a criação de um centro de competência em um referendo.

Nos últimos anos, os esforços para vincular as lutas climáticas e trabalhistas ganharam impulso – principalmente graças ao compromisso dos trabalhadores da GKN. Na Alemanha, por exemplo, os ativistas climáticos entraram em greve pela primeira vez na primavera, juntamente com os trabalhadores do transporte público, para obter melhores condições de trabalho e uma expansão da rede. Recentemente, houve também um intercâmbio entre sindicalistas alemães e o Collettivo di Fabbrica.

 

Nota do tradutor

[1] O nome é um um jogo de palavras com ”Fridays for Future“, movimento internacional conhecido no Brasil como “Greve Global pelo Clima”.

 

Traduzido por Nino Fedele a partir do artigo original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here