Secundaristas das escolas ocupadas convocam para ato dia 9 de maio em Niterói
Nós Secundaristas em Luta, lutamos pela educação pública e em repúdio as ações covardes do estado através da secretaria de educação, que vem promovendo boicotes e jogo sujo contra os estudantes.
Como forma de tentar impedir o direito legítimo dos estudantes de se mobilizarem em prol dos seus direitos e do protagonismo dentro das escolas, a SEEDUC cancelou os RioCards dos estudantes das escolas ocupadas e declarou férias, com o objetivo de dificultar o acesso dos alunos aos colégios. OCUPAÇÃO NÃO É FERIAS! OCUPAÇÃO É TRABALHO DURO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
Além disso, a SEEDUC, através de seus diretores e demais funcionários dos colégios estaduais, vem espalhando os mais variados boatos entre os estudantes: vem alegando que os alunos perderam o ano, perderão notas, além de muitos diretores ameaçarem alunos com represarias caso participem do movimento estudantil e/ou ocupem suas escolas.
Diretores e demais funcionários, em muitas escolas, têm promovido a criação de um movimento de alunos contra as ocupações, até mesmo incitando alunos à violência. A direção convence pelos boatos de que os alunos ocupantes não possuem uma causa justa e legítima para lutar e promove o ódio de alguns contra as ocupações.
A SEEDUC diz que quer diálogo com as escolas ocupadas, mas para haver diálogo deve haver honestidade e jogo limpo!
Não tememos as empreitadas do Estado, afinal não estamos fazendo nada que não seja legítimo e justo, mas sim construindo um movimento transformador que não se cala diante da precarização da educação. Somos os protagonistas da escola mas nunca fomos reconhecidos na prática como sujeitos. A escola sempre se empenhou em nos padronizar, retirar nossas identidades e castrar nossa autonomia. AGORA ISSO ACABOU!
Queremos redescobrir nossas raízes, estudar e produzir nossa história dentro de nossas escolas. Vamos descolonizar nossas salas e nossas vidas. Vivemos em uma terra plural, majoritariamente indígena e negra, mas não conhecemos a nossa história.
Nossa luta é pela liberdade de pensamento e de ação. Queremos poder fazer as escolhas que irão construir nossa personalidade, construir nossa própria história.
CONVOCAMOS todos os estudantes de todas as escolas e universidades, todos os trabalhadores e todos aqueles que querem lutar por uma verdadeira transformação na educação!
A concentração será no dia 09 de maio, às 16 horas, em frente as barcas de Niterói.
Todos unidos pela educação!