Convocatória do ato contra agressão machista na Uniban

Nós do Centro Acadêmico de Sociologia da UnB, viemos através dessa nota manifestar nosso repúdio ao ato de violência machista e sexista, ocorrido no dia 22 de outubro na Universidade Bandeirantes (Uniban – SP), onde a estudante Geyse Arruda foi perseguida, agredida, ofendida e ameaçada de estupro por estar trajando um “vestido curto”. As imagens divulgadas através da mídia e na internet, chocam pelo conteúdo agressivo e pelas manifestações de selvageria e barbárie cometidas por grande parte dos estudantes da universidade. Isso demonstra, como o machismo segue atuando de forma brutal no interior da sociedade.

Repudiamos também a direção da Uniban, que ao expulsar Geyse Arruda, comete da sua parte também um ato de violência, reproduzindo o machismo e a discriminação da qual a estudante foi vítima, atitude essa totalmente incompatível com uma instituição que deveria cumprir o papel de educar, e não de comercializar diplomas. Acreditamos que o espaço universitário deve ser local de construção de conhecimento que possa contribuir para a superação dos valores, vícios e práticas machistas, e não de referendá-las.

A atitude de julgar a estudante a partir da roupa que trajava, se sustenta nos valores discriminatórios que integram a sociedade capitalista que vivemos, onde as representações sociais da mulher se baseiam numa ótica de subserviência masculina. Ao invés de culpabilizar a estudante pela roupa que usava, é preciso questionar o processo de mercantilização do corpo feminino, e a lógica patriarcal que define que as mulheres não podem decidir o que vestir, o que falar, o que fazer. Na raiz dessa manifestação bárbara ocorrida na Unibam, existem os mesmo valores machistas que levam milhares de mulheres a serem vítimas de estupros, violência física e mesmo assassinatos. A agressão contra Geyse é uma violência à todas as mulheres.

Convocamos todas e todos a participarem da manifestação que acontecerá quarta-feira (dia 11/11) às 12h na UnB, com concentração no Ceubinho, onde denunciaremos a violência sexista ocorrida contra Geyse Arruda, exigindo a punição aos agressores envolvidos nesse episódio, inclusive a direção da Uniban, e a imediata reintegração da estudante à universidade. A luta contra a violência à mulher é uma luta de todas e todos – mulheres e homens construindo uma sociedade emancipada, justa e liberta das correias da opressão e exploração.

Centro Acadêmico de Sociologia – CASO, Gestão “CASO Contigo” 2009-2010.

Brasília, 09 de novembro de 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here