O futebol e o direito de morar

 

Em agosto deste ano, nós do Autônomos FC tivemos a oportunidade de visitar a Inglaterra para a disputa de um torneio internacional entre times com um mesmo pensamento solidário e libertário sobre futebol.

Lá, ficamos hospedados em um squat, ou uma casa ocupada, experiência que foi nova para grande parte de nossos jogadores e amigos.

De volta ao Brasil, agora no começo de outubro, tivemos contato com algumas ocupações realizadas pela Frente de Luta por Moradia (FLM) na região central da cidade. Imbuídos do mesmo espírito solitário que compartilhamos com pessoas de várias partes do mundo quando estivemos na Inglaterra, resolvemos visitar essas ocupações. E constatamos uma grande diferença.

Enquanto na Inglaterra os squatters ocupam por princípios muito mais do que por uma real necessidade, e com isso os squats são em sua maioria formados por jovens ligados a pensamentos libertários, nas ocupações da FLM encontramos centenas de famílias que efetivamente não tem um teto. Pais, mães, crianças, avós, todos oriundos de regiões periféricas da cidade e que cansados de morar em favelas e cortiços resolveram lutar pelo seu direito à
moradia.

De pronto, nós do Auto nos prontificamos a ajudar no que for preciso, começando pela arrecadação de alimentos, roupas, colchonetes e material escolar para as famílias das ocupações da FLM. Por conta disso, escrevemos este manifesto pedindo a sua ajuda solidária.

Se você tem material para doar, por favor, entre em contato conosco através do nosso email – [email protected] – ou do telefone (11) 9506-9920.

O futebol é o esporte popular. Não podemos nem devemos apenas jogar e assistir, precisamos também agir.

Saia do banco de reservas e venha jogar conosco em solidariedade às ocupações da FLM.

Abraços e apoio mútuo,

Autônomos FC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here