Na madrugada desta terça-feira, 15 de janeiro de 2013, 70 famílias e apoiadores do Assentamento Milton Santos, localizado em Americana e Cosmópolis, ocuparam o prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria) em São Paulo. Visam denunciar que estão ameaçadas de despejo e exigir da presidenta Dilma Rousseff que assine o decreto de desapropriação por interesse social, evitando uma possível tragédia.
Os assentados estão ameaçados de serem despejados de suas casas e lotes, onde plantam e vivem há sete anos, quando foram oficialmente assentados pelo governo federal. As famílias do Milton Santos sofrem esta ameaça há mais de seis meses, e na última quarta feira, 9 de janeiro, o Incra recebeu notificação judicial exigindo que as famílias desocupem a área em no máximo 15 dias. Caso permaneçam, está autorizado o uso da força policial estadual e federal para realizar o despejo. Várias medidas judiciais foram tomadas e representantes do governo federal se comprometeram a não despejar as famílias. Entretanto nenhuma medida efetiva foi realizada.
Já se sabe que a única medida eficiente para impedir o despejo é a desapropriação por interesse social da área. Portanto as famílias estão dispostas a manter a ocupação até que a presidenta Dilma assine o decreto de desapropriação.
Saiba mais sobre o caso:
www.assentamentomiltonsantos.com.br
http://www.facebook.com/AssentamentoMiltonSantos
Coletivo de Comunicação do Assentamento Milton Santos