As organizações, entidades e coletivos abaixo assinados reafirmam a sua solidariedade à luta das 68 famílias do assentamento Milton Santos.

Neste momento, o desafio das famílias do município de Americana reflete a luta do conjunto da classe trabalhadora, que tem sofrido com os sucessivos ataques e perdas de direitos conquistados.

O mesmo Estado que atende às revindicações da burguesia, desapropriando grandes áreas em favor de interesses privados, nega o direito à terra e moradia, não só boicotando a reforma agrária no país, como fazendo retroceder conquistas históricas. Este mesmo Estado engendra o genocídio nas periferias das grandes cidades, permitindo a ação impune de grupos de extermínio paramilitares.

A ofensiva ao Assentamento Milton Santos não ameaça apenas a vida das 68 famílias que correm o risco de perderem suas terras, casas, lavouras e anos de trabalho, ameaça também as conquistas e os direitos dos trabalhadores do campo e da cidade.

Na terça-feira, dia 15, foi entregue a notificação de despejo aos assentados, o que implicou um prazo de quinze dias para que se repita um massacre à exemplo do Pinheirinho, com consequências ainda piores, porque haverá resistência. E só há uma maneira de impedir esta tragédia: o Decreto de Desapropriação por Interesse Social do Sítio Boa Vista, que só depende da assinatura da Presidência da República.

Estamos alertas!

Dilma, assine já!

Apoiam esta luta:
Movimento Terra Livre
Sindicato dos Trabalhadores da USP
Rompendo Amarras
DCE Livre USP Alexandre Vannuchi Leme
Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal
Quilombo Raça e Classe
Fórum Popular da Saúde
Fábrica Ocupada Flaskô
Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL)
Coletivo Arma da Crítica
Núcleo Pastoral da Juventude
DCE da Unicamp
Rádio Livre Várzea
Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp
Movimento Mães de Maio
Coletivo Ecossocialista Libertário – ECOSSOL-PSOL
Cordão da Mentira
Favela do Moinho
Coletivo Comboio
Coletivo Zagaia
Cooperativa Paulista de Teatro
Kiwi Cia. de Teatro
Coletivo da Albertina
Espaço Cultural Mané Garrincha
Coletivo de Gênero Violeta Parra
PSOL – Juiz de Fora-MG
Grupo Quilombagem
Corrente Sindical Conspiração Socialista

Documento elaborado a partir da plenária com parceiros e aliados da luta do Assentamento Milton Santos, realizada no dia 16 de janeiro de 2013 no auditório da ocupação do Incra.

* Organizações, entidades e coletivos que estiveram presente e cujos nomes, porventura, não constam desta lista, por favor, enviem confirmação para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here