DIA MUNDIAL SEM CARRO

Leia e distribua o jornal PASSE nº 3, do Movimento Passe Livre de São Paulo.

Já está disponível o terceiro número do jornal PASSE,  do Movimento Passe Livre de São Paulo. Para ler e passar adiante.

Este número foi produzido no contexto do Dia Mundial Sem Carro (22/ set) como contribuição no debate sobre o Plano de Circulação Viária e Transportes para a cidade de São Paulo. Entre as propostas do MPL São Paulo estão a intermodalidade nos transportes (por exemplo a integração de bicicletas com ônibus e metrô), a municipalização do transporte coletivo, um Fundo Municipal de Transporte Coletivo gerido com participação popular e a gratuidade.

O jornal apresenta como um bom exemplo a cidade de Hasselt, na Bélgica, onde o transporte coletivo é gratuito desde 1997: “após a introdução da política de tarifa zero o uso do transporte público nesta cidade aumentou imediatamente e se manteve alto: em 1996 havia 360 mil viagens no transporte coletivo, em 1997 esse número quadruplicou para 1 milhão e 500 mil e em 2006 para 4 milhões e 615 mil! Ou seja: um número 13 vezes maior e muitos carros a menos nas ruas!” (ver pág. 6). O jornal faz também uma crítica à ampliação da Marginal Tietê e à remoção de favelas implicada nesta operação: para privilegiar o uso do automóvel particular a prefeitura e o governo do Estado empurram comunidades inteiras para regiões mais afastadas e dificultam ainda mais o exercício da mobilidade urbana e do direito à cidade.

A palavra PASSE, escrita com letras vazadas na capa do jornal, sugere aberturas e diferentes caminhos. Quando existir transporte gratuito será assim: haverá mais mobilidade e mais liberdade para toda a população.

jornal PASSE nº 3

jornal PASSE nº 2

jornal PASSE nº 1

site do MPL São Paulo

site tarifazero.org

site apocalipse motorizado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here