Subprefeitura de São Miguel Paulista é ocupada para exigir medidas de urgência contra as enchentes na cidade de São Paulo

Às organizações em luta,

A subprefeitura de São Miguel Paulista está ocupada desde às 11 horas desta manhã por famílias do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas). São mais de 50 pessoas que estão trancadas dentro das dependências da subprefeitura, sem poderem sair nem entrar.

A ocupação foi a ferramente utilizada pelo MLB para pressionar a prefeitura de São Paulo a tomar medidas emergenciais contra as enchentes provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dias que caíram sobre São Paulo. Depois de seguidas tentativas de diálogo junto à subprefeitura, e cansados de chegarmos todos os dias em casa e vermos que a água tomou boa parte de nossos pertences, decidimos tomar outra decisão para fazer valer alguns direitos humanos básicos, como saúde e moradia.

Enchentes

A Vila Aimoré, Vila Itaim, Jardim Noêmia, Jardim Romano, Chácara 3 Meninas pertencem todos ao complexo de bairros do Pantanal e estão, neste momento, com boa parte de suas casas em baixo d’água. Fruto das fortes chuvas ocorridas em São Paulo nos últimos dias (já passam de 45 dias que algumas casas e ruas estão inundadas), mas acima disso, fruto do descaso de seguidas gestões de Tucanos e Demos no governo estadual e municipal, dezenas de famílias não tem para onde ir.

Em algumas casas no Jardim Aimoré a água chegou a subir mais de 1 metro, fazendo com que não sobrasse nada dos pertences familiares. Em muitos casos a água entra pelo telhado, pelas portas e até janelas. Muitas famílias têm crianças pequenas e que, com o aguaceiro, acumulam-se larvas e mosquitos dentro dos antigos lares. A água chega contaminada, pois acumulou lixo e resíduos por toda extensão do Rio Tietê, lixo que em sua maior parte foi despejado pelas grandes empresas instaladas na região. Estes bairros localizam-se às margens do Tietê, na divisa com Guarulhos e Itaquaquecetuba.

A prefeitura tem oferecido para estes casos de maior urgência uma “Locação Social”. Essa bolsa consiste em seis parcelas de 300,00 reais além de um adicional (de 200,00) para a realização do transporte e retirada dos móveis para que as famílias deixem suas casas. Para receber esta bolsa, a família é obrigada a deixar seu endereço. Ao deixarem as casas, a prefeitura desloca alguns funcionários para derrubar as estruturas alegando serem inabitáveis. Com isso, a prefeitura resolve (para ela) dois problemas de uma só vez. Retira ruas inteiras destes locais e, no lugar, não apresenta nem uma política pública habitacional, nem nada.

Um dos motivos para a retirada das famílias dessa região é a construção de um parque (até agora chamado de Parque Várzeas do Tietê) que será uma espécie de “porta de entrada” para a cidade de São Paulo. Isso mesmo, os governos estadual e municipal querem mais uma vez emplacar a construção de uma obra faraônica na cidade às custas dos mais elementares direitos básicos da população que mora nas periferias. Com a construção do parque, muitas casas deverão sair da região.

É contra esta situação que o MLB (Movimento de Lua nos Bairros, Vilas e Favelas) está se organizando no Jardim Aimoré, Jardim Noêmia e Vila Itaim e chamando à todas e todos, movimentos, partidos, organizações, e qualquer um/a que fique indignado com esta situação a cerrar fileiras com a gente.

Neste momento, as mais variadas formas de solidariedade são bem vindas. Porém, o que precisamos com maior urgência é visibilidade para a situação dos bairros engrossando a ocupação da subprefeitura. De lá, só sairemos quando as famílias em situação de maior emergência forem levadas para locais seguros.

A subprefeitura de São Miguel fica na esquina da Rua João Felisberto Moreira com a Rua Doutora Ana Flora Pinheiro de Souza. Da estação de trêm de São Miguel (linha F) existem muitos ônibus que passam por lá. De carro, saindo da mesma estação, leva em média 10 minutos até a sub.

Pedimos ainda, às organizações que se solidarizarem com esta situação, ajuda humanitária como: alimentos, roupas, lonas e utensílios de limpeza pessoal e doméstica para passarmos os próximos dias que, infelizmente, ainda prometem ser de muita chuva.

Direção estadual do MLB – SP,

27 de Janeiro de 2010

Telefones de contato neste momento:

(11) 8671-3990

(11) 8470-0170

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here