Manifesto da Ocupação do SETPES [Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo]

Vitória, 05 de Fevereiro de 2010

Nós, do Movimento Passe Livre – trabalhadores, desempregados e estudantes -, estamos lutando contra mais uma medida absurda do governador Paulo Hartung e do prefeito João Coser que, abusando do poder mais uma vez, aumentou o preço da passagem sem consultar o povo, aproveitando-se do Reveillon, período em que o povo estava em festa e os estudantes em férias.

Enquanto nós, trabalhadores, pagamos caro pela passagem, nada vemos de melhoria no transporte público. O sistema de transporte capixaba hoje é resumido a um “navio negreiro” contemporâneo. Andamos enlatados em um trânsito que é um caos. Isso porque Paulo Hartung e sua corja estão com o rabo preso com os empresários do transporte rodoviário, se negando a investir em outras formas de mobilidade urbana, como aquaviário, metrô, ciclovia e a aumentar a frota. O sistema de transporte da grande Vitória funciona por uma concessão, na qual as empresas de transporte tem a permissão para explorar esse serviço, que deveria ser público e estatal. E é para o bolso desses empresários que vai nosso dinheiro. O direito de ir e vir nos é garantido pela Constituição e é essencial para a sociedade. Por isso gritamos “Passe Livre Já”! Por isso pulamos a roleta! Lutamos coletivamente porque acreditamos que só o povo tem força de poder garantir seus direitos.

Estamos ocupando a sede do SETPES (Rua Constante Sodré, Santa Lúcia, Vitória) na luta imediata da passagem, contra as medidas antidemocráticas de Paulo Hartung e João Coser.

Convidamos todos para se juntar à luta que é do povo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here