Comunicado da Comissão pela defesa dos bens comunais da Comunidade indígena de Santa María Ostula

AOS POVOS E GOVERNOS DO MUNDO.
AO POVO DE MÉXICO.
AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

A COMISSÃO PELA DEFESA DOS BENS COMUNAIS DA COMUNIDADE INDÍGENA DE SANTA MARÍA OSTULA faz do conhecimento público que o dia 23 de Fevereiro do presente ano, por volta das 15:30 horas, os comuneros JAVIER ROBLES MARTÍNEZ, liderança indígena do município de Aquila, e o professor GERARDO VERA ORCINO foram “levantados” e sequestrados no centro da cabecera municipal [local onde se detém a acção administrativa de um município] de Aquila por um grupo paramilitar fortemente armado; motivo pelo qual tememos pela suas vidas e a sua integridade física.

Ambos comuneros participavam activamente na luta da Comunidade pela defesa dos seus territórios e autonomia; por isso temos a firme convicção dos nossos companheiros terem sido sequestrados pela sua participação na luta social da comunidade para a recuperação das terras localizadas na paragem de Xayakalan.

À anterior situação soma-se ao facto de que desde o passado 18 de Agosto até o dia de hoje, oito comuneros de Ostula e El Coire tenham sido violentamente assassinados sem que ninguém realize as investigações e fixe as responsabilidades correspondentes; e enquanto os meios de comunicação locais ocultam a existência impune de poderosos cartéis mafiosos na zona e assinalam falsamente à nossa luta comunal como a causa destes assassinatos e doutros excessos com o intuito de facilitar a perseguição e repressão exercida sobre o nosso movimento.

Assim mesmo o dia 26 de Julho de 2008 o professor Diego Ramírez Domínguez, comunero pertencente à nossa comunidade e coordenador da comissão especial que a nossa assembleia geral nomeou para a defesa e recuperação das terras de Xayakalan, foi violentamente assassinado.

Ante os factos manifestados decidimos AUMENTAR A NOSSA RESISTÊNCIA  EM TODOS OS NÍVEIS NECESSÁRIOS; exigimos também a presença do Governador do Estado e do Procurador Geral de Justiça do Estado na nossa comunidade para que se aclarem os crimes cometidos na região contra a nossa comunidade, e que se resolvam as nossas exigências, as quais relatamos a seguir:

1. Apresentação com vida dos comuneros JAVIER MARTÍNEZ ROBLES e GERARDO VERA ORCINO; esclarecimento do assassinato do professor Diego Ramírez Domínguez e punição aos autores intelectuais e materiais da sua morte; investigação dos assassinatos, até hoje impunes, de oito comuneros pertencentes às comunidades nahuas da Costa.

2. Respeito com a posse que a nossa comunidade guarda sobre as terras que recuperou no passado 29 de Junho na paragem conhecida como Xayakalan.

3. Criação de mecanismos por parte dos governos do estado e federal que garantam de forma definitiva a posse de ditas terras em favor da nossa comunidade.

4. Reconhecimento do novo assentamento humano que estabelecemos nas terras recuperadas e que leva o nome de Xayakalan.

5. Criação de um plano de seguridade que iniba novos ataques por parte de sicários ou grupos paramilitares contratados ou protegidos por supostos pequenos proprietários de La Placita, municipio de Aquila, Michoacán.

6. Outorgamento de garantias por parte dos governos federal e do estado de Michoacán para o funcionamento das policias comunitarias e a sua guarda comunal nas comunidades de Santa María Ostula, El Coire e Pómaro, é dizer, em todo o território nahua da Costa michoacana.

Por último queremos fazer outra vez conhecimento geral da conta bancária na que podem fazer depósitos económicos tod@s aquel@s que desejem mostrar a sua solidariedade com a nossa luta:

CONTA “PERFILES” BANAMEX A NOME DE VICTOR SELESTINO GRAGEDA, TESOUREIRO DA COMUNIDADE. CONTA NÚMERO 7989603, CLAVE NÚMERO 002497044779896031.
SUCURSAL LÁZARO CÁRDENAS NÚMERO 447.

SANTA MARÍA OSTULA, AQUILA, MICH., 24 DE FEVEREIRO DE 2010.

TIERRA Y LIBERTAD

A COMISSÃO PELA DEFESA DOS BENS COMUNAIS DA COMUNIDADE INDÍGENA DE SANTA MARÍA OSTULA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here