ATO NO CRISTO REDENTOR DIA 21/03/10

 

Familiares de Joseph Martin e de outras vítimas da violência policial no Rio de Janeiro reúnem-se em protesto e solidariedade

 

Os Familiares de; Joseph Martin foi morto em 2007 quando saía de um bar na Lapa, no RJ; vão estar fazendo um ato com familiares do jovem morto pela policia no Rio do janeiro, para lembrar que a violência policial é um fato que vem acontecendo muito principalmente desde o inicio do ano de 2007 quando varias pessoas forma assassinadas pela policia do Rio.

Vão estar participando vários familiares de outros casos em solidariedade a esta mãe que também perdeu o seu filho. O Julgamento está marcado para terça-feira, dia 23 de março, ao meio-dia, no III Tribunal do Júri; será julgado João Vicente Sá Freire de Oliveira, inspetor da polícia civil acusado de assassinar a tiros o norte-americano Joseph Martin em maio de 2007 no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O caso ganhou repercussão internacional e mobilizou a embaixada e parlamentares norte-americanos.

João Vicente alega ter agido em legítima defesa, mas familiares da vítima questionam a investigação feita pela polícia e afirmam que testemunhas chaves não foram ouvidas. “Duas pessoas disseram categoricamente em juízo que Joseph não atacou o policial e tampouco tentou tirar a sua arma. No entanto, outras quatro pessoas que também afirmaram ter presenciado o fato não foram ouvidas pela polícia”, disse Frances Martin, a mãe da vítima, que está no Rio de Janeiro para assistir o julgamento.

Segundo testemunhas, Joseph saía de um bar no dia do seu aniversário de 30 anos quando tentou intermediar um conflito entre um homem que estava à paisana e uma criança que teria acabado de praticar um furto. Durante a negociação, o menino teria escapado o que irritou o policial, que sacou a arma e disparou contra o abdômen do rapaz.

Familiares se encontraram com mães de vítimas brasileiras. Junto com a irmã Elizabeth Martin, tia de Joseph, a mãe do rapaz se reuniu com autoridades norte-americanas e entrou em contato com ativistas de direitos humanos do Brasil e dos Estados Unidos. O falecido senador Edward M. Kennedy e o senador John Kerry foram algumas das autoridades que se manifestaram sobre o caso. A embaixada norte-americana também atuou pressionando a polícia para que a investigação fosse feita de maneira imparcial.

A mãe e a tia do rapaz fazem questão de deixar claro que não querem que o assassinato de Joseph receba um tratamento diferenciado por ele ser norte-americano. “O que queremos é uma investigação eficiente e independente, e um julgamento justo, para que a morte de meu filho sirva como exemplo e dessa forma, quem sabe, outras mães deixem de passar pelo mesmo sofrimento que estou passando”, disse Frances.

 “Nosso pai, avô de Joseph, foi policial por 30 anos. Sabemos que há muitos casos de violência policial no Brasil e achamos que é fundamental que os casos que envolvem agentes públicos sejam investigados de maneira independente, “É triste saber que muitas pessoas sofreram o mesmo que nós e não puderam ter Justiça”.

DATA 21/03/2010
AS 10:30 na estação do trem para o Corcovado. Contamos com todos.

Familiares de vítimas da violência do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here