Início Noticiar Movimentos em Luta 23 ABRIL 2010 (BR) Problemas para acessar o CMI?

23 ABRIL 2010 (BR) Problemas para acessar o CMI?

1

Problemas para acessar o CMI?

Há um pouco mais de uma semana o Centro de Mídia Independente começou a receber várias reclamações de usuários/as do site de que não estão conseguindo abrir a página do CMI. O Coletivo Técnico verificou se poderia ser um problema no nosso servidor mas não encontraram nada. Conversando com as pessoas que relataram o problema descobrimos que todas tinham algo em comum, todas usam o serviço de internet da NET. Clientes de outras provedoras de Internet não estão tendo problema algum para abrir a página do CMI.

Alguns usuários ligaram para a NET, mas não conseguiram nenhuma resposta sobre o problema, a única coisa que foi dita era que um técnico iria fazer uma visita na residência para verificar o que estaria acontecendo. Acontece que não é algo que está ocorrendo com um usuário da Net em específico, mas sim com vários, se não todos.

Ligamos para a NET pedindo para efetuarem alguns testes para saber qual o problema mas eles recusaram alegando que, por não sermos clientes, não podemos requisitar tais testes. A NET também alegou que não bloqueiam nenhum site.

O CMI pede para todos os usuários ajudem a divulgar essa notícia. Os clientes da NET talvez consigam acessar o site temporariamente através deste link: http://prod.midiaindependente.org. Divulguem este artigo pela Internet. Desta forma os usuários que são clientes da NET saberão o que está acontecendo e poderão fazer o teste, tentando abrir o nosso site através do nosso domínio principal: http://midiaindependente.org

Caso não seja possível acessar o site, pedimos que liguem para a NET: 106 21 (ligação gratuita) Pedindo que realizem testes e indiquem por quais motivos o site não é acessado pela NET. Por favor, peçam também o número de protocolo da ligação.

Queremos deixar claro que até o momento não possuímos qualquer prova de que a NET está bloqueando o CMI. Mas é realmente estranho que apenas clientes da NET não consigam acessar o site, inclusive o fato deles serem usuários de cidades diferentes. O que queremos é continuar investigando o que está acontecendo para conseguir solucionar esse problema o mais rápido possível.

Publiquem quaisquer informações que possam nos ajudar a identificar qual é o problema como complemento deste artigo.

Leia a Matéria Completa.

Proxy, fure o bloqueio | Usuários da Claro 3g também não conseguem abria a pagina do CMI

Testes que você pode pedir para a NET fazer:

1) Tentar abrir o site http://midiaindependente.org

2) Usar a comando traceroute ou outra ferramenta parecida para tentar identificar o problema: Traceroute é um programa que mostra a sua rota na rede entre dois sistemas, listando todos os roteadores intermediários que uma conexão deve passar para chegar ao seu destino. Ele pode ajudá-lo a determinar porque as ligações para um determinado servidor pode ser pobre, e muitas vezes podem ajudá-lo a descobrir onde exatamente está o problema. Ele também mostra como os sistemas estão conectados uns aos outros, permitindo que você veja como seu provedor se conecta à Internet, bem como a forma como o sistema de destino está conectado.

3) Usar o comando ping ou outra ferramenta parecida para certificar se dentro da rede da Net é possível acessar o host do CMI: Ping é um comando que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. Seu funcionamento consiste no envio de pacotes para o equipamento de destino e na “escuta” das respostas. Se o equipamento de destino estiver ativo, uma “resposta” (o “pong”, uma analogia ao famoso jogo de ping-pong) é devolvida ao computador solicitante.

Observação:

Clientes da NET que estão tendo esse problema podem pedir ressarcimento pelos dias sem conseguir acessar o CMI. Para isso é preciso anotar o protocolo e falar com o setor financeiro. Se o financeiro negar, é possível escalar para a ouvidoria e anatel.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here