Três grandes blocos de rocha ameaçam deslizar no Morro do Gambá, Lins e Vasconcelos, Zona Norte do Rio. As pedras perderam apoio devido às recentes chuvas intensas que desabaram sobre a cidade; a Defesa Civil esteve no local após ser chamada por moradores, constatou o risco e determinou que as casas ameaçadas (que são muitas) sejam desocupadas.

Não se encaminhou nenhuma família para abrigos ou coisa parecida. Após a vistoria da Defesa Civil, o procedimento correto é a Prefeitura ir ao local com seus engenheiros e técnicos e estabelecer qual a solução (emergencial, como um escoramento, e também definitiva) para o problema. Mas ninguém mais apareceu na comunidade.

Esse não é um problema isolado do Morro do Gambá. Comunidades onde aconteceram deslizamentos sérios já apelaram para os órgãos responsáveis mas muitas vezes nem a Defesa Civil aparece para vistoriar e orientar os moradores.

Empenhada em sua política de “remoção compulsória”, a Prefeitura vem dando muito pouca importância às obras de contenção de encostas. No dia 08/04 o prefeito anunciou que pedirá 270 milhões de reais para obras visando eliminar os alagamentos na Praça da Bandeira, mas na mesma ocasião disse que destinará apenas 100 milhões para obras de contenção, que beneficiam uma população muito mais numerosa e são muito mais importantes para salvar vidas (afinal, ninguém morreu na Praça da Bandeira nas últimas enchentes).

Pede-se que a situação do Morro do Gambá seja denunciada e que as autoridades sejam pressionadas a tomarem providências verdadeiras.

Mais informações com Márcia Jacintho, tel. (21) 9548-5903.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here