DCE da UFPB Ocupado!

Estamos vindo a público, para denunciar as inadmissíveis irregularidades que estão ocorrendo na UFPB, especificamente no que diz respeito ao Diretório Central dos Estudantes. Para tanto, se faz necessário um resgate histórico deste último ano em que o grupo “Chega de Conversa” esteve a frente do DCE, cerca de 1 ano e 3 meses.

Após um processo eleitoral puxado em plena folia de rua de 2009, onde houve uma série de atrocidades, como a inexistência de debate entre as chapas, fraudes nas listas de votação, e as ocorrências das corriqueiras práticas de “voto de cabresto”, o que caracteriza a ação de grupos da direita no movimento estudantil. Assim, o grupo “Chega de Conversa” composto pela juventude ligada ao partido DEMOCRATAS (DEM) e PSDB, “assume” a entidade. A primeira atitude tomada foi aumentar o valor das carteiras de estudante, que passou de R$ 8,00 para R$ 10,00 sem maiores justificativas. O processo de confecção das carteiras foi iniciado antes de ser criado o Termo de Ajustamento de Condutas (TAC), não sendo então, regularizada a confecção das carteiras de estudante pelo Ministério Público. Ao final da gestão do “Chega de Conversa”, não houve prestação de contas do movimento financeiro da entidade, que segundo estimativas teve uma circulação de 240 mil reais, não sendo também, convocada novas eleições.

Indignados com tal situação, em COEBE (Conselho de Entidades de Base Estadual), foi deliberada uma comissão gestora já que a gestão do “Chega de Conversa” se mantinha irregular há 2 meses.Como de costume, este grupo se negou a repassar a entidade para a comissão gestora, desrespeitando os espaços legítimos do movimento estudantil da UFPB. Em um novo COEBE, os estudantes decidiram ocupar o DCE e a resposta da gestão foi dada com VIOLÊNCIA, um dos estudantes foi gravemente agredido com socos e pontapés quando tentou reaver uma câmera fotográfica roubada pelos agressores. Além de tudo, os integrantes do “Chega de Conversa” levaram de dentro do DC todos os formulários e carteiras de estudante que haviam na entidade.

PELA POSSE IMEDIATA DA COMISSÃO GESTORA, FORA DEMOCRATAS, POR UM DCE LIVRE!!!

4 COMENTÁRIOS

  1. Sinto muito, mas não entendi, qual o sentido e a necessidade de esta notícia figurar no “movimentos em luta”?

  2. Eric,
    O Artigo acima é um comunicado de estudantes da UFPB em luta contra um golpe dado pela direita no movimento estudantil. Sendo portanto um movimento em luta.

  3. Muito válido esse texto, não apenas por ser um movimento de luta, mas também pra informar a nós, estudantes, o ocorrido. estou aqui, não faço nem nunca fiz parte de movimento nenhum, e estava preocupada com o que vem acontecendo no dce da instituição que estudo. foi um dos poucos sites em que achei falando sobre isso.
    obrigada pelas informações, e tem mais é que ser mostrado mesmo o que tem acontecido.

  4. Muito obrigado aos compas do Passa Palavra por estar noticiando esse fato político muito importante que estamos vivendo na UFPB, como em outras universidades brasileiras, onde a direita tem se programado para tomada dos DCE´s visando também sua entrada no poder presidencial.

    militante anarquista construindo na ocupação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here