Os crimes israelitas sucedem-se e vão ficando impunes. Para lhes pôr fim, cabe aos povos fazerem o que os Estados não conseguem. Por isso muitas organizações palestinianas nos incitam a boicotar os produtos israelitas. É um combate legítimo. Por Domenico Losurdo

israel_22O crime perpetrado por Israel em águas internacionais, contra pacifistas empenhados em levar ajuda aos prisioneiros desse imenso campo de concentração em que Gaza se tornou, pode e deve indignar-nos, mas não deve surpreender-nos: há muito tempo que o governo de Telavive teve a sua decisão de atingir pelo terror não apenas as vítimas directas do seu expansionismo colonial, mas inclusivamente quantos ousem exprimir solidariedade com as vítimas e que, de algum modo, entravem a terrível máquina de guerra e de opressão de que os carrascos se servem. A tese segundo a qual os pacifistas estavam armados e por isso mereciam morrer é um corolário de outra segundo a qual era uma obrigação desencadear a operação Shock and Awe [Choque e estupor] contra o Iraque de Saddam Hussein, acusado de possuir armas de destruição massiva! A solidariedade e a cumplicidade de fundo que ligam Israel e os EUA revelam-se também na arte da manipulação, e não é substancialmente prejudicada pela alternância dos diversos locatários da Casa Branca.

Essa manipulação, quando não é abertamente promovida, não é certamente dificultada pela grande imprensa de “informação”. Nos últimos tempos, tanto na Palestina como em certos sectores do Ocidente, tem-se desenvolvido uma nova forma de luta: consiste em boicotar mercadorias produzidas pelos colonos que, em violação flagrante do direito internacional e dos direitos humanos, continuam a expandir-se nos territórios ocupados. Esta forma de luta tipicamente não-violenta que é o boicote bem poderia ser boycott-israelsaudada por aqueles que estão sempre a condenar a “violência” da resistência. Todavia foi o inverso que aconteceu. No Corriere della Sera Furio Colombo e alguns outros empenharam-se nos últimos dias em considerar que o boicote às exportações israelitas provenientes dos territórios ilegalmente ocupados seria semelhante às medidas tomadas outrora pela Alemanha nazi contra as lojas pertencentes aos judeus.

Em que ficamos? Como eu lembrei no meu recente livro La non-violenza. Una storia fuori dal mito, os povos oprimidos, e em primeiro lugar os povos colonizados, recorreram constantemente ao boicote. É um instrumento de luta que, para só falar do séc. XX, vemos ser utilizado na China, aquando do protesto organizado pelo movimento do 4 de Maio (1919), contra a pretensão do Japão, encorajada ou tolerada por outras potências imperialistas, de impor o seu protectorado ao grande país asiático. Uma dezena de anos depois, ao boicote dos tecidos segue-se, na Índia, o boicote aos produtos da indústria inglesa. Neste caso, foi o movimento inspirado e dirigido por Ghandi que conduziu a agitação: “Havia regularmente piquetes de mulheres diante das lojas onde se vendiam as roupas produzidas na Grã-Bretanha. Elas seguiam as outras mulheres que saíam das lojas e tentavam persuadi-las a irem devolver as suas compras”. Alguns anos mais tarde, foi a comunidade judaica internacional que sugeriu o boicote às mercadorias alemãs, como resposta à fúria anti-semita de Hitler. É nesta tradição que assenta o movimento que hoje procura atingir mercadorias produzidas unicamente graças a um expansionismo colonial desumano nos territórios palestinianos ocupados.

Claro que, desde a sua origem, o regime nazi tratou de estrangular a actividade comercial e industrial dos judeus alemães, e de os privar das suas propriedades legítimas. Mas tudo isso nada tem a ver com o boicote (instrumento tradicional dos povos oprimidos), outrossim com o uso terrorista do poder político. Se quisermos uma analogia, refiram-se então as medidas que hoje atingem os palestinianos, a quem foram expropriadas as suas casas, as suas terras, os seus olivais, e cada vez mais impossibilitados de terem uma vida humana digna desse nome.

A condenação, ou mesmo criminalização, que o poder e a ideologia dominantes exercem sobre a luta não-violenta contra o colonialismo sionista, é a confirmação, mal-grado alguns momentos de embaraço e de aparente distanciamento, da vontade de Washington e de Bruxelas de deixarem impunes os crimes de Israel, mesmo os cometidos em águas internacionais, e, pelo contrário, de em todo o caso condenarem qualquer forma de resistência do povo palestiniano.

No lado oposto, é uma obrigação moral de qualquer democrata, anticolonialista e antifascista solidarizar-se com a resistência palestiniana (e árabe e muçulmana) contra o imperialismo e contra o colonialismo. Cabe à resistência palestiniana decidir e escolher as formas de luta.

domenico-losurdoDomenico Losurdo é professor de História da Filosofia na Universidade de Urbin (Itália). Dirige desde 1988 a Internationale Gesellschaft Hegel-Marx für dialektisches Denken, e é membro fundador da Associazione Marx XXIesimo secolo. Última obra traduzida em francês: Nietzsche philosophe réactionnaire: Pour une biographie politique.

Original: http://voltairenet.org/

Tradução: Passa Palavra

2 COMENTÁRIOS

  1. Ultimamente o Passa Palavra anda a traduzir vários artigos desse site. Nem sequer vou comentar este artigo, a não ser achar a última frase bastante ambígua, se é que é ambígua, já que lendo outros artigos do site não passa dum apelo a apoiar o regime islamo-fascista do Irão.

    Mas vejamos outro artigo desse site, publicado também no Rebelion.org.
    http://www.voltairenet.org/article167005.html

    Nesse artigo diz-se que um certo Dieudonné, que não é outro senão um conhecido anti-semita amigo do Le Pen, “descobriu” que afinal no Irão não se apedrejam adúlteras, que isso é propaganda imperialista! O autor do artigo é conhecido sobretudo por ter escrito um livro em que “demonstrava” que os ataques do 11 de setembro foram um terrível impostura.

    O autor escreve o artigo de maneira a dar a entender que a causa das vítimas do islamofascismo é defendida por gente de direita como o Bernard Henri Levy ignorando solenemente que é sobretudo a esquerda iraniana exilada que tem estado constantemente activa a lutar por isso.

    Enfim, o lixo estalinista não morre, apenas se transforma em anti-semita, perdão, anti-sionista e continua a sua cruzada contra a América apoiando os piores regimes que lhe façam frente. E continua a mentir, a caluniar e a manipular.

  2. O método habitual dos defensores do sionismo e do apartheid israelita é, por meio de imprecisões e de mentiras, assimilarem ao anti-semitismo e ao terrorismo qualquer crítica ou denúncia do Estado de Israel. É o caso deste comentário, que tem duas partes distintas.
    Começa por atacar o artigo a que se refere, aplicando a regra acima explicada. E tudo o resto consiste em falar de outro site, de outro artigo e de outro autor, de forma a que o leitor os identifique com o Passa Palavra. Na mesma linha, o autor do comentário assimila a demonstração factual de Thierry Meyssan, no fim do seu artigo, ao nome de Dieudonné, um humorista francês que tem tido posições de facto duvidosas.
    A decisão do Passa Palavra de traduzir e publicar este artigo de modo nehum nos compromete com tudo o que possa ser publicado pelo VoltaireNet.org nem com a integralidade das ideias de Thierry Meyssan.
    Curiosamente, o autor do comentário não menciona as séries de outros artigos que temos publicado sobre Israel e a Palestina (1) e sobre o Irão (2), bem como não meciona o nosso artigo «De perseguidos a perseguidores: a lição do sionismo» (3).
    Este comportamento recorda-nos a existência de uma rede de comentadores organizada pela Mossad e pelo Ministério israelita dos Negócios Estrangeiros (4), que está sempre atenta às publicações que possam doer aos sionistas e contra-ataca segundo rigorosos métodos de contra-propaganda.

    O coletivo Passa Palavra.

    (1) http://passapalavra.info/?s=Israel&x=0&y=0
    (2) http://passapalavra.info/?s=Ir%C3%A3o&x=0&y=0
    (3) http://passapalavra.info/?p=24723
    (4) http://passapalavra.info/?p=2241

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here