Boletim de imprensa n. 7
16 de julho de 2010

A Brigada Européia de Solidariedade com o Movimento Zapatista chegou ao Caracol I “Madre de los caracoles del mar de nuestros sueños” localizado na comunidade de La Realidad na Zona Selva Fronteriza. Na conversa com as e os responsáveis da Junta de Bom Governo (JBG), no âmbito da repressão que sofrem, falaram sobre a fissura que está exercendo uma depredação muito forte do território na Reserva da Biosfera Montes Azules, comentando para a Brigada que pretendem lhes desalojar das comunidades e recolocá-las, inclusive pagando “indenizações” de até 200.000 pesos. Asseguram que essas desapropriações massivas estão diretamente relacionadas com “a privatização e o saque dos recursos naturais” em uma zona muito rica em biodiversidade. Nomearam alguns deles: água, petróleo, madeira ou interesses farmacêuticos. “A terra é de quem a trabalha e não vamos permitir que a roubem de nós” manifestou a JBG. Dentro desse contexto já se deu uma intervenção do Exército Federal nas comunidades do Município Autônomo “Terra e Liberdade” com o pretexto de procurar armas nas casas camponesas.

No tocante aos avanços da Autonomia as e os zapatistas informaram à Brigada Solidária sobre os âmbitos de Saúde, Educação, Cultura, funcionamento do Governo autônomo na zona, justiça e o Banco Popular Autônomo Zapatista.

Saúde:
Na zona estabeleceu-se um Hospital-Escola completo e três clínicas municipais. As e os promotorxs de saúde têm presença em todas as comunidades. Falaram da importância da Medicina Tradicional que é praticada em três âmbitos: uso de ervas, parteiras e “ortopedia”. Também manifestaram a importância da prevenção na qual operam 47 pontos, como por exemplo, medidas higiênicas em todos os âmbitos. Assim, uma responsável de saúde dirigiu-se à Brigada dizendo que em breve se principiarão os trabalhos sobre Saúde Sexual e Reprodutiva na zona. “Graças ao caminho andado na saúde rebelde reduziu-se a mortalidade infantil e materna de maneira decisiva” disse.

Educação:
Nesta Zona do território autônomo rebelde existem 4 níveis educativos. Pré-nível chamado “Despertar”, Primeiro nível “Novo Amanhecer”, Segundo nível “Nova Criação” e Terceiro nível “Caminhando para o futuro”. Também dizem que há oportunidades para os adultos que queiram ter aulas de alfabetização. “Os promotores e promotoras não recebemos um salário, mas apoios nos trabalhos comunitários e na comida” afirmam.

Cultura:
“Nossos avós têm muita experiência ainda que não foram à escola. São muito valiosos em nossa cultura”, comentam as e os Zapatistas. Também dão muita importância para a música como forma de expressão cultural.

Funcionamento da Junta de Bom Governo:

“Somos nomeados pelos pueblos em assembléias sem necessidade de urnas, é por consenso”. A JBG é composta por 24 integrantes, 12 homens e 12 mulheres dos quatro municípios e os cargos são rotativos.

A Outra Justiça:
“Quem não tem a razão faz trabalhos coletivos”. Não como o “mau governo” que “prende muitos anos e pede quantidades de dinheiro”; as pessoas que cometem um erro têm que realizar um apoio ao bem comum, comenta a JBG. Mesmo assim, falaram de como atuam no caso de descobrir as máfias de tráfico de pessoas muito comum na zona: detêm os “coyotes” e deixam seguir aos “irmãos que buscam trabalho”.

E por último falaram para a brigada sobre um projeto muito novo em funcionamento da autonomia: O Banco Popular Autônomo Zapatista (BANPAZ). Dizem que é um banco anticapitalista e que tem uma quantidade de dinheiro fixa. Apenas realizam-se empréstimos em casos de doenças para apoio mútuo e solução dos problemas de crédito causado pelos problemas graves de saúde.

Brigada Européia de Apoio com @s Zapatistas

Tradução Passa Palavra
Original em castelhano aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here