MTST acampa em frente à casa do proprietário do terreno da ocupação Che Guevara

 

Cerca de 400 pessoas fizeram hoje, por volta de 10:30, um acampamento em frente a casa do empreiteiro Paulo Colombo, na rua Coronel Palimércio de Resende, na altura do número 223, no Butantã, em São Paulo. A manifestação está ligada às negociações da ocupação Che Guevara, no município de Taboão da Serra, da qual o empreiteiro é dono do terreno onde os sem teto estão acampados.

O processo de negociação com a prefeitura já vem há algum tempo parado. A demanda do movimento é a garantia da construção de moradia para aquelas pessoas, e a intenção é de que seja naquele mesmo terreno, pois as famílias são das proximidades, e por isso, tem vínculos na região na região. Havia uma possibilidade da despropriação, ou mesmo a compra do terreno pela prefeitura. No entanto, o proprietário não tem contribuído nesta negociação.

A ação também é uma denúncia a forte especulação imobiliária nas periferías da Grande São Paulo, que cada vez mais dificultam negociações semelhantes a essa. Pela interesse de criação de novos empreendimentos, a forte atuação das empreiteiras e construtoras nestas regiões tem causado fortes tencionamentos com quem já ocupa o local. Os valores dos terrenos crescem cada vez mais, e os moradores pobres destas regiões, que ali se criaram e passaram suas vidas, são praticamente expulsos, e enviados a regiões cada vez mais distantes, ficando mais afastado do centro urbano.

A ordem de despejo para o terreno já foi aprovada, e pode acontecer a qualquer momento. Então, o movimento realiza essa ação numa intenção de pressionar uma manifestação do proprietário, para que se consiga alguma garantia em relação a construção dessas moradias no local.

O tempo de permanência é indeterminado.

Mais informações: MTST

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here