A melhor homenagem a Zeca Afonso

Cara Dulce Pontes,

Sabemos que tem vindo a ponderar o cancelamento do concerto que chegou a estar agendado para 15 de Janeiro em Tel-Aviv. Vários outros artistas de renome têm recusado também emprestar o seu prestígio a Israel como Estado de discriminação racial e religiosa.

O seu processo de ponderação encoraja-nos a ver aqui a mesma Dulce Pontes que deu voz talentosa aos grandes cantores de intervenção do século XX português, e especialmente a Zeca Afonso, o mais emblemático de todos.

O contrário seria, aliás, absurdo: cantar a “terra da fraternidade” numa terra retalhada por muros e check points, dividida em ghettos e colonatos, ensanguentada pelo apartheid e pela limpeza étnica de um dos povos que aí vivem. Motivo mais do que suficiente para que desse duas voltas na cova o nosso Zeca Afonso anticolonialista!

O Comité de Solidariedade com a Palestina vai estar presente no concerto de evocação de Zeca Afonso, no Porto, em 28 de Janeiro próximo. Esperamos poder comunicar ao público ai presente, que tem sido também o seu, uma decisão clara da sua parte, recusando actuar em Tel Aviv. Essa seria a melhor homenagem – e neste momento a única possível e coerente – ao artista, ao cidadão, ao militante Zeca Afonso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here