Mobilizamos a Easy Portal Rosario para obter ferramentas para a Cooperativa

 

Rosario, Província de Santa Fé

Precisamos de trabalho já! A FOB mobiliza o Easy do Portal Rosario.

Não queremos subsídios
Não queremos esmolas
Não queremos caridade
Não queremos bolsas
Não queremos vales alimentares
Só queremos trabalhar com dignidade para manter as nossas 300 famílias!

Neste sábado, 22 de janeiro, desde as 10h, nós, moradores desempregados de vários bairros pobres da cidade de Rosario e de Grande Rosario, organizados na Regional Rosario da Federação de Organizações de Base (Federación de Organizaciones de Base, FOB), estaremos a mobilizar a empresa multinacional Easy, situada no interior do Shopping Portal Rosario, na Avenida Portugal, à esquina com a Victor Mercante. Estaremos assim a exigir uma resposta ao pedido de colaboração com ferramentas de trabalho para limpeza de espaços verdes e para construção, feito há já várias semanas pela nossa organização, que reúne mais de 300 famílias pobres da região. As ferramentas serão utilizadas pela nossa Cooperativa «Los Solidarios» Ltd, para poder prestar serviços a terceiros, permitindo que 300 famílias da nossa cidade e região possam obter dignamente o sustento.

Durante o acto realizaremos uma exposição fotográfica do trabalho que temos prosseguido com a nossa Cooperativa para nós e para terceiros, assim como mostraremos em que estado lamentável se encontram as poucas ferramentas de que dispomos, velhas e enferrujadas. Lembramos que a nossa Cooperativa é formada somente por desempregados, e não temos com que governar a vida, pois estamos completamente marginalizados pela sociedade, pelos políticos e pelos empresários.

Além disso, nesta sexta-feira, 21 de Janeiro, daremos uma conferência de imprensa para explicar pormenorizadamente à sociedade o que nos levou a recorrer a esta medida desesperada. Essa conferência de imprensa terá lugar a partir das 10h da manhã no supermercado recuperado La Toma, de Tucuman e Corrientes, e para ela serão convidados os vários meios de informação da cidade e da região.

Perante a falta de trabalho, a situação social que se vive no país é realmente angustiante e dramática. Cada família deste país não consegue obter o sustento para a casa, alimentar os filhos e viver digna e humanamente.

Para agravar as coisas, o Governo Nacional concedeu a maior parte dos subsídios das cooperativas «Argentina Trabaja» às suas clientelas da Grande Buenos Aires, repetindo uma vez mais a suja política prosseguida com os pobres.

Por outro lado, o Governo Municipal de Rosario comprometeu-se a colaborar com os serviços para terceiros que prestamos diariamente, mas não recebemos da sua parte as ferramentas de que precisamos para trabalhar. Os funcionários da Província de Santa Fé também estão ao corrente desta situação, mas até agora não nos deram nenhuma resposta.

Os políticos não compreendem que queremos começar a trabalhar o mais depressa possível e é tal a situação de precariedade nos bairros que tudo está por fazer. Há muito para trabalhar e ansiamos por deitar mãos à obra.

Sabemos que a Easy é uma cadeia de empresas pertencente a uma multinacional de origem chileno-alemã, com mais de 500 enormes estabelecimentos comerciais em toda a América Latina. Graças ao árduo trabalho das centenas de empregados — da zona de Rosario e de Grande Rosario — e dos milhares de clientes da região que afluem todos os dias, esta multinacional obtém grandes lucros. Foi por isto que nós, moradores pobres e trabalhadores desta zona de Rosario e de aldeias vizinhas, pedimos anteriormente a esta empresa milionária uma colaboração compatível com a responsabilidade social. Até hoje não obtivemos resposta nem solução para o nosso problema.

A nossa Cooperativa, chamada «Los Solidarios 2», é um empreendimento local solidário que presta serviços a terceiros e aos próprios em alvenaria, pintura, limpeza de espaços verdes, limpeza de instituições, ajardinamento, abertura de valas e outras actividades. Funcionamos sem cargos de direcção nem chefias, tentando promover um modelo laboral igualitário e justo para cada sócio trabalhador, sem que haja «espertos» nem privilegiados.

As ferramentas e máquinas de que precisamos para trabalhar são: picaretas, pás largas e de ponta, ancinhos, carrinhos de mão, machetes, forquilhas, cortadoras de relva [grama], misturadoras de materiais de construção (para não executarmos a tarefa à mão e não darmos cabo da coluna), etc.

Lamentamos causar inconvenientes mas, perante a falta de resposta, não temos outra solução. Por isso agradecemos a compreensão e convidamo-lo a participar ou a colaborar na solução destes problemas.

Viva os que lutam!

FOB
Federação de Organizações de Base (Federacion de Organizaciones de Base)

Regional Rosario: Movimientos de los Barrios Cabín 9 – Perez-, San Martín Sur, Molino Blanco, El Eucalipto, Belgrano, Nuevo Alberdi, Empalme Granero, Santa Lucía, 27 de Febrero, Godoy – todos de Rosario.

O que é a FOB? Como diz a nossa sigla, é uma Federação de Organizações de moradores desempregados que lutam a partir de baixo, da Base. Ansiamos por um mundo mais justo, onde haja oportunidades para todos e todas. Para isto organizamo-nos sem capatazes nem chefes, nem dependemos de nenhum partido político nem de nenhum governo.
O nosso site na internet é http://www.fob.org.ar/

Contacto da Comissão de Imprensa da FOB: Esteban 0341-155423003

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here