Diário da ocupação do INCRA – Goiás: 4º dia.

Desde segunda-feira (27/06/11) a superintendência do INCRA de Goiás permanece ocupada.

*01/07/2011*
Diário da ocupação do INCRA – Goiás: 4º dia da ocupação

Chegamos ao 4º dia da ocupação da superintendência regional do Incra – Goiás, até o momento pouco tem avançado na pauta apresentada pelos movimentos as autoridades regionais e nacionais responsáveis pela reforma agrária. No entanto a cada dia as famílias têm recebido mais apoios de organizações importantes, nesse sentido o Partido Socialismo e Liberdade – PSOL de Goiás enviou moção de apoio às famílias através da assessoria do gabinete do vereador Elias Vaz. Também a Comissão Pastoral da Terra de Goiás (CPT) compareceu para dar apoio às famílias.

* *

As 09h00 teve assembléia geral para da informe sobre os encaminhamentos da pauta política dos movimentos e os resultados obtidos até o momento, como também fazer uma avaliação das questões realizadas até o momento, a organização e continuidade da ação.
* *

Ainda na parte da manhã a coordenação da ocupação conseguiu entrar em contato com o presidente nacional do INCRA o senhor Celso Lacerda que confirmou o recebimento de nossa pauta e das reivindicações dos movimentos, colocou que discutirá a mesma com o ministro da secretaria geral da presidência o senhor Gilberto Carvalho e a Ministra de relações institucionais a senhora Ideli Salvati e que após essa conversa nos dará uma posição sobre a substituição do atual superintendente do órgão em Goiás e das outras pautas.

* *

Na parte da tarde teve reunião na CELG para discutir o programa “Luz para todos” que é um dos maiores gargalos nas áreas de assentamento. As noticiais não são animadoras para os assentados, segundo o superintendente de distribuição de energia a qual esta vinculado o programa Luz para todos o senhor Antonio Almeida que recebeu a comissão dos movimentos sociais, na ultima licitação aberta para tocar o projeto apenas duas empresas concorreram e depois retiraram seu nome, pois o valor que a CELG tem pagado esta muito abaixo da praticada no mercado, por tanto será convocada outro processo licitatorio, o processo será demorado, dessa forma os problemas nas áreas de assentamentos continuaram por algum tempo.

* *

Também teve reunião da coordenação dos movimentos presentes no INCRA para avaliar a ação e tirar estratégias para os próximos passos a serem tomados. As coordenações dos movimentos e as famílias estão dispostas a continuarem a ação enquanto a pauta apresentada não for atendida, dessa forma cada organização presente se comprometeu a mobilizar mais gente para a próxima semana.

* *

À noite um grupo dos acampados no INCRA foram prestigiar na assembléia legislativa de Goiás o ato de lançamento da marcha nacional que esta sendo organizada pelo MLST com o tema “Aperta a mão de que lhe alimenta” que acontecerá em agosto.

* *
O ato contou com a presença de varias autoridades e representação de diversos movimentos sociais que defendem a reforma agrária.

* *

Assessoria de comunicação da ocupação (Terra Livre, MLST, FETRAF, MBTR, MVTC).

Contatos: (62) 84325826

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here