Incêndio na ocupação Quilombo de Escada (Salvador-BA), integrante do Movimento dos Sem-Teto da Bahia (MSTB), atinge entre sessenta e cem barracos, e ainda não foi controlado. Famílias restantes não querem retornar aos barracos com medo de novo acidente, e as que perderam tudo não têm para onde ir. Divulgue ! Apoie !

Neste exato momento (08/09, 23h18min), um incêndio consome barracos na ocupação Quilombo de Escada, na Av. Suburbana (Salvador-BA), integrante do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB). Segundo Pedro Cardoso, da coordenação estadual do movimento, que se encontra na ocupação prestando apoio, uma vela acesa caiu acidentalmente nas paredes plásticas do barraco de um homem que dormia, e como os barracos são extremamente próximos o fogo alastrou-se muito rápido. Os bombeiros já estão no local tentando controlar as chamas.

Não é possível fazer estimativas seguras ainda, mas moradores da ocupação dizem que algo entre sessenta a cem barracos já foram atingidos. Felizmente, a comunidade se mobilizou rapidamente para evacuar os barracos, e há poucos feridos; não obstante, as famílias atingidas perderam tudo, estão com a roupa do corpo e sem ter onde dormir.

Segundo Miralva Nascimento, da coordenação local, mesmo quando o incêndio for controlado ainda há o problema das famílias cujos barracos restarem de pé, que, apavoradas, não querem retornar aos barracos e correm o risco de verem seus poucos bens restantes saqueados por aproveitadores enquanto a situação não se resolve. As trezentas e sessenta e seis famílias residentes na ocupação desde 20 de novembro de 2006, se já contavam com pouco para sobreviver, agora encontram-se completamente desamparadas.

Faltando poucos meses para o início da construção de 283 unidades habitacionais pelo Governo do Estado no mesmo terreno onde se localiza a ocupação, havia entre elas a expectativa de que o Governo pagasse-lhes auxílio aluguel enquanto as obras estivessem em curso; agora que grande número de barracos foi destruído pelo fogo e as famílias não-atingidas têm receio de voltar à ocupação, será que o Governo conseguirá — ou desejará — pagar a estas famílias desde já o auxílio aluguel?

Você pode ajudar as famílias da ocupação Quilombo de Escada enviando a mensagem abaixo (que pode ser adaptada como melhor se considerar):

Caro(a) Sr(a).,

o(a)(s) signatário(a)(s) da presente tomou(aram) conhecimento da tragédia que se abateu sobre a ocupação Quilombo de Escada, integrante do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB). O incêndio que vitimou a comunidade não é outra coisa além do resultado de uma longa história de descaso do Poder Público para com a questão da moradia, que agora, sob a pressão dos movimentos sociais organizados, vem se tentando resolver. Existisse uma política habitacional mais ágil, certamente as famílias nas ocupações jamais precisariam submeter-se às humilhações e às privações típicas daqueles que resistem sob lonas pretas, pedaços de madeira e telha enquanto não chega a tão sonhada moradia. Diante do incêndio, além do flagelo que se abateu sobre as famílias atingidas, há sério abalo psicológico sobre as famílias que tiveram a sorte de não verem suas vidas e parco patrimônio destruído pelo fogo, pois recusam-se a retornar a seus barracos pelo medo de novo sinistro.

Sabemos que 283 famílias da ocupação Quilombo de Escada encontram-se cadastradas pelo Governo do Estado para receber unidades habitacionais a serem construídas no próprio terreno onde se situa a ocupação, na beira da Av. Suburbana, e outras 83 para receber unidades habitacionais a serem construídas no loteamento Jardim Cajazeiras. Sabemos, inclusive, que o início das obras está previsto para os próximos meses. Por isto, solicitamos deste órgão, na medida de sua competência, que preste todo auxílio possível às famílias da ocupação Quilombo de Escada. Seja garantindo-lhes lugar provisório onde possam aguardar o término da construção de suas prometidas residências; seja pagando-lhes auxílio aluguel; seja recompondo-lhes através de donativos um mínimo de bens necessários à vida digna (roupas, colchões, cestas básicas etc.); seja viabilizando atendimento médico e psicológico nos casos em que isto se fizer necessário; tudo o que estiver a seu alcance para recuperar a dignidade perdida destas famílias será bem-vindo. Contamos com seu pronto apoio às familias atingidas. Qualquer omissão por parte deste órgão diante de tão grave situação não será menos que omissão de socorro, que saberemos onde e quando denunciar.

Em solidariedade,
SIGNATÁRIO(A)(S)

A carta acima poderá ser enviada, via fax ou correio eletrônico, para os seguintes órgãos:

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR)
(71) 3116-5705 (fax)
 [email protected]
 [email protected]
 [email protected]
 [email protected]

PREFEITURA DE SALVADOR
Coordenadoria da Defesa Civil de Salvador (CODESAL)
(71) 3381-9014 (fax)
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEDHAM)
(71) 3328-7984 (fax)
[email protected]

Veja aqui outras notícias sobre a ocupação Quilombo de Escada:
http://mstb.org.br/escada

Contatos
Miralva Nascimento (Mira) – (71) 8865-3017
Elaine – (71) 8859-0715
Pedro Cardoso – (71) 8808-6718

1 COMENTÁRIO

  1. Fomos supreendidas/os com a notícia de um incêndio numa das comunidades do Movimento dos Sem Teto da Bahia, a Ocupação Quilombo de Escada, cuja quantidade de famílias moradoras beira os 400, sendo que dessas, presumimos que uma média de 150 perderam tudo!! Uma das cenas mais tristes que já presenciei em minha vida… Mães chorando com as suas crianças em total desespero. Homens e mulheres correndo para dar conta de tirar o que fosse possível com medo que tivessem os seus pertences consumidos pelo fogo. Barracos de madeirite, papelão, plástico. Houve quem não aguentasse e desmaiou, muita gente passado mal, a perplexidade estampada nos olhos das pessoas. Há famílias que perderam até mesmo a documentação, estando no momento num situação real de indigência. Porém, um sentimento de solidariedade muito forte foi a tônica. Em função da altura e da grande proporção das chamas, a comunidade do entorno desceu para ajudar a militância, o Corpo de Bombeiros agindo junto os/as companheiros/as, famílias se protegendo e afagando quem tudo perdeu…

    O fogo resistiu até aproximadamente 2hs da manhã. A ocupação ficou num total estado de desolação; cinzas e destruição. A CODESAL esteve lá para mapear o estrago. A situação de precariedade é alarmante! Muita gente varou a noite de olhos abertos, sem perspectiva do que fazer no amanhã.

    Será feita uma assembléia agora na ocupação para definir coletivamente as próximas medidas. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Bahia, assim como a Defensoria Pública, estão se deslocando para lá nesse momento.

    Há uma fala uníssona de todas as famílias: QUEREMOS AS NOSSAS CASAS! QUEREMOS A CONSTRUÇÃO IMEDIATA DO CONJUNTO HABITACIONAL E A ENTREGA DE NOSSAS CASAS! As famílias estão com muito medo de que se repita o desastre.

    Estamos construindo uma campanha para ajudar as famílias que estão desamparadas. E como cita Gêsa, “Precisaremos de todo mundo!”

    Estamos listando alguns itens:
    – Roupas de cama
    – Roupas de bando
    – Vestuário para crianças (diversas faixas etárias – de um aninho até 12 anos)
    – Vestutário para jovens e adultos – mulheres e homens
    – Alimentação
    – Colchõe
    – Panelas
    – Pratos
    – Copos
    – Fogões
    – Geladeiras
    – Botijões de gás
    Enfim, o que necessário for dentro de uma casa! O povo teve tudo queimado!

    O endereço da ocupação: Avenida Afrânio Peixoto (Av. Suburbana), S/N (próximo ao antigo almoxarifado do BANEB) – bairro de Escada.

    Os contatos podem ser feitos com:
    Dona Mira – 71 8865 3017
    Pedro Cardoso – 71 8808 6718
    Ana Vaneska – 71 8809 7681
    João Dantas – 8863 7348

    Axé!!

    Obrigada/o!!!

    Obs. Ao escrever essa mensagem recebi a notícia de um outro incêndio em na Ocupação Quilombo da Lagoa, em Fazenda Coutos. Felizmente está tudo bem! O fogo já foi controlado e as famílias já passaram o susto.

    Repassem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here