Exigimos a apresentação de David Venegas Reyes

Oaxaca de Juárez, 29 de janeiro de 2012 20:00 horas

Aproximadamente às 15:50h deste domingo, dia 29 de janeiro de 2012, nosso companheiro David Venegas Reyes foi detido arbitrariamente por ordem direta de Jesús Martínes Álvarez, Secretário Geral do Governo de Oaxaca. Isto aconteceu quando acompanhava junto com outros companheiros e companheiras o retorno da caravana ao Município Autônomo de San Juan Copala, liderada por mulheres desalojadas há mais de um ano.

As primeiras informações desta tarde afirmam que ele foi detido aproximadamente a 20 minutos de San Juan Copala, antes de ser levado para fora da área onde permanece a Caravana dos desalojados. Não se sabe o destino para onde ele foi levado, e por isso iniciamos esta procura. As 17:50h comparecemos na Procuradoria de Justiça do Estado, especificamente no escritório denominado Sub-Procuradoria de Averiguações Prévias do Governo do Estado de Oaxaca, onde negaram a existência de qualquer informação que esclarecesse o paradeiro de nosso companheiro.

Recorremos então, na cidade de Huajuapan de León, próxima à região de Triqui, posteriormente, às 19:30h na sede da Procuradoria da Justiça do Estado, localizada na colônia Experimental, e por fim, ao Quartel General da Secretaria de Segurança Pública de Oaxaca para saber do paradeiro de David Venegas Reyes, e em todos estes lugares não existia informação alguma. Somando-se a estes fatos, tem-se insistido nas diversas instâncias de Direitos Humanos do Governo do Estado para que sejam realizados os procedimentos necessários para sua localização, o que nos foi negado.

Frente a isto, denunciamos o desaparecimento de nosso companheiro David Venegas Reyes.

Neste contexto, alertamos sobre a situação tensa que atualmente existe na região, já que ainda é incerta a entrada dos companheiros e companheiras de San Juan Copala em seu povoado. A isto acrescenta-se a campanha desenfreada para legitimar a impunidade em Oaxaca que o governo de Gabino Cue Monteagudo montou desde os últimos dias, buscando justificar as agressões ao Município autônomo de San Juan Copala.

Isto demonstra que a paz não chegará a região Triqui e nem a Oaxaca, enquanto for o próprio governo que enfrenta e reprime os povos que lutam por sua autodeterminação, impedindo-os de retornar as suas casas por meio da força, e divilgando uma paz inexistente, quando na verdade é ele que quebra o processo de diálogo e solução para a violência cometida contra os moradores do município autônomo de San Juan Copala.

Responsabilizamos diretamente Gabino Cué Monteagudo e Jesús Martínez Álvarez pela prisão e desaparecimento de David Venegas Reyes.

Exigimos a imediata apresentação com vida de David Venegas Reyes

Vozes de Oaxaca Construindo Autonomia e Liberdade (VOCAL)

Davi Venegas Reyes foi apresentado hoje em uma delegacia de polícia a 280 km de distância do lugar onde foi preso

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here