Ontem à noite, por volta das 22h, uma van cinza placa LOG5713 entrou na comunidade do Fogueteiro (Catumbi) e dela saíram cerca de 10 policiais que moradores identificaram como membros do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM). Próximo a uma lanchonete na Avenida Maria Carreira, os policiais abriram fogo contra jovens que ali se encontravam. Thales Pereira Ribeiro, 15 anos, foi atingido na virilha, tentou correr mas foi cercado e executado pelos policiais.Outro jovem, Wesley Abilio de Barros Ribeiro, 17 anos, também foi atingido, e foi levado pelos policiais, junto com o corpo de Thales. O corpo do morto encontra-se agora no IML e os familiares tentam liberá-lo para o sepultamento. Wesley encontra-se internado no Hospital Sousa Aguiar, sob custódia da PM. Parentes e moradores estão muito revoltados e acusam os policiais do Bope e da UPP de repetidas incursões fatais e violências na comunidade. Segundo vários moradores, tem sido comum inclusive policias do Bope trocarem a farda quando chegam, colocando a da UPP.


A Rede contra a Violência tem denunciado vários casos de arbitrariedade e graves violações de direitos nas comunidades Fallet/Fogueteiro/Coroa, “pacificadas” pela mesma UPP. No último dia 07/06 o mecânico Jackson Lessa dos Santos, 20 anos, foi executado brutalmente por policiais da UPP. No último sábado, 23/06, um camelô (vendedor ambulante) foi brutalmente espancado por policiais, fato filmado pelo celular por um morador. Irritados, os PMs também agrediram este morador, outros moradores que testemunhavam a agressão, e todos foram levados para a delegacia onde foi lavrado registro de “desobediência” contra eles.

Companheiras da Rede contra a Violência encontram-se na comunidade, na qual aparentemente também permanecem policiais do Bope, maiores informações com Márcia Honorato, no telefone 8790-8894.

Comissão de Comunicação da Rede contra a Violência

1 COMENTÁRIO

  1. Maior Mancada deses cuzão do bope
    Chega na favela e acha que pode sair amtando inocente
    Ai Seus cuzão do bope quem nao e visto nao e lembrado so um recado pra voçes quero ver bater di fremte com o trem bala
    pegar nois sem arma na mão e mole po
    Quero ver bater de frente
    fuzil contra fuzil sem covardia sem cavalo di troia
    Porque eso iso que voçes sabe fazer né
    Nois e foda caralho
    sem aguia sem blindado sem ajuda do governo
    Nois ja e pika fazemos oque nois fais e o bicho mesmo
    Imagina so nois de aguia blindado
    Pora nao ia dar pra voçes nao
    Cralho eo TREM BALA SEMPRE VAISER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here