NOSSA DOR E NOSSAS LUTAS JAMAIS CABERÃO NAS URNAS
Estado de São Paulo, Julho de 2012

Nós do movimento Mães de Maio gostaríamos de reforçar aqui algo muito importante para nosso movimento e para todos nossos compas aliad@s. No momento em que o estado de São Paulo passa por um novo contexto de extrema violência, dor e sofrimento enfrentados pela população pobre – sobretudo as vítimas e os familiares diretos delas, mais uma vez coincidindo com o período eleitoral, nós queremos deixar bem firmado a nossa posição enquanto Movimento Popular Autônomo e Suprapartidário.

A exemplo do que ocorre em TODO período eleitoral, mais uma vez observamos diversos políticos e candidatos – a grande maioria dos quais sem qualquer compromisso com a luta social cotidiana para além das eleições, enfim, querendo se utilizar da dor, da luta e da capacidade de mobilização dos nossos movimentos para o seus fins políticos-partidários, eleitorais, ou simplesmente pessoais. Se normalmente isto já é um absurdo, em meio ao sangue escorrendo em várias quebradas, isso para nós é ainda mais inadmissível!!!

Quando vemos as nossas atividades, nossas articulações e as nossas lutas se transformando em palco da disputa de espaços e de holofotes entre políticos de diversas correntes partidárias, disputas de bandeiras e de logotipos, enfim, acreditamos que isso é terrível para qualquer processo construtivo e formativo dos nossos coletivos populares. Uma coisa é a disputa de idéias, estratégias e formas de comunicação… Outra bem diferente é a disputa por holofotes e microfones. Apesar de mantermos totalmente o respeito mútuo às organizações político-partidárias, a todas e a todos compas sérios envolvidos nesta opção partidária, que caminham lado-a-lado com a gente há muito tempo, antes das eleições, e seguirão caminhando depois. Avisamos, porém, a todos os demais: jamais se utilizem da nossa dor e da nossa luta para fins que não sejam os fins comuns, da busca pela Verdade, por Justiça e por Transformação dessa sociedade capitalista e genocida que vivemos. A nossa bandeira única é a luta pela Vida e por Liberdade!

Em nossa opinião é imprescindível os movimentos populares todos manterem a sua Autonomia em relação aos espaços partidários e a uma série de outras instituições em permanente disputa, de modo que nossas construções não sejam instrumentalizadas nem impregnadas internamente por essas disputas de poder pelo poder, que acabam sendo autodestrutivas de tudo e de todos. Nós do movimento Mães de Maio reforçamos o nosso caráter autônomo e supra-partidário. Respeitamos a opção de algumas organizações sérias e de algumas pessoas sérias que se engajam nesse processo político-eleitoral. Porém do mesmo modo exigimos respeito aos nossos espaços, a nossa organização, e à caminhada de cada uma e cada um de nós: nossa história, nossa dor, nossa luta e nossas conquistas efetivas não passam pelas urnas! Os Verdadeiros e Verdadeiras sabem disso! 

Nossas Lutas passam e são elas mesmas a própria construção cotidiana de uma Outra Vida, em que haja Igualdade, Liberdade e Paz, fortalecidas coletivamente desde já!

FIRMES NA LUTA, COM O MÁXIMO RESPEITO A@S VERDADEIR@S,
MÃES DE MAIO DA “DEMOCRADURA” BRASILEIRA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here