Centenas de famílias estão ameaçadas de despejo no Pq. Cocaia I, distrito do Grajaú, extremo sul da cidade de São Paulo. Há anos existe um projeto de criação de um parque linear na região, mas esse projeto jamais foi mostrado, e muito menos debatido com os moradores. Sem dar explicações, funcionários da Prefeitura de São Paulo estão fazendo cadastros, marcando casas e dizendo que todos os moradores devem deixar o local em troca de um auxílio-aluguel de 400 reais, valor que é insuficiente para alugar um imóvel na região.

Esse é mais um dos despejos que se multiplicam na região, sendo que nesse mesmo bairro já ocorreram dois despejos nos últimos quatro anos. A fila de famílias esperando as moradias populares prometidas pelos governos é enorme e tem aumentado exponencialmente nos últimos anos; porém, nesse período NENHUMA habitação popular foi construída na região.

Por outro lado, algumas áreas da comunidade do Pq. Cocaia se encontram em situação bastante precária e de alto risco, e há anos os seus habitantes solicitam em vão uma intervenção emergencial por parte do poder público.

Contra esse tratamento absurdo, que tem levado milhares de pessoas ao desespero e piorado sua condição de vida, moradores do Pq. Cocaia I realizam protesto nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, junto à Secretaria Municipal de Habitação para exigir:

1) o projeto final do parque linear, com informações precisas sobre o que vai ocorrer, quantos moradores serão removidos, o cronograma das obras, etc.;

2) que a Prefeitura apresente uma real alternativa habitacional aos moradores do bairro; e

3) que a Prefeitura realize um plano emergencial de intervenção nas áreas do bairro cujos moradores se encontram em risco.

Contatos:
Gorete: 993192867/ 95132944
Cristiano: 96990-4418
Adenildo: 96130-7660
Gustavo: 981024851
Sheila: 5932-2333

 Rede de Comunidades do Extremo Sul de São Paulo-SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here