Desde que voltou a ter movimentação política entre os estudantes da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB) da Universidade Federal de Goiás, não param de acontecer abusos de autoridade por parte da Coordenação de Jornalismo: ameaças, expulsão de reuniões, assédio moral nos corredores, boatarias e criminalização baseada em mentiras. Desde o ano de 2011 isso vem acontecendo. A utilização de cartazes, zines e o comparecimento nas reuniões de área como participação política dos estudantes são tratadas por alguns professores como se fossem crimes, baderna e falta de caráter, principalmente pela Coordenação de Jornalismo.

AMEAÇA, ABUSO DE AUTORIDADE E ASSÉDIO MORAL

No dia 19 de Fevereiro o Coordenador Juarez abordou a estudante Palloma Biasi, que faz parte do Diretório Acadêmico de Comunicação (DACOM), para uma reunião particular em sua sala fechada. O motivo inicial da conversa foi comunicar que ele iria “aceitar” o aumento do número de votos de estudantes na reunião de colegiado (de 3 pra 4) e o limite de 10 estudantes na reunião. Uma vitória para os estudantes, que no último Colegiado (dia 5 de fevereiro) foram barrados de participar com direito a voz da reunião. Depois disso o Coordenador começou a fazer uma série de ameaças e insultos para esses alunos opositores que chegou a chamar de “animais”. Disse que a sua saída da coordenação não vai impedir de atacar certos estudantes de quem não gosta e que depois de sair do cargo é que “vai tacar pedra de verdade”. Uma das primeiras ações que faria era negar para esses alunos as bolsas do Berra Lobo, projeto aprovado esse ano que pretende trabalhar Comunicação no Campo e Jornalismo Compartilhado. Mesmo a aluna Paloma argumentando que fazendo isso ele exclui alunos competentes para o trabalho, o coordenador continuou firme dizendo que devolveria o dinheiro para o MEC se preciso. Deixou bem claro que não se importava se iria prejudicar a pesquisa na FACOMB nem se ia acabar com a própria imagem. Estaria determinado a impedir que esses estudantes não cursem suas matérias nem da Prof. Rosana Borges e não iria deixar nenhum desses opositores entrarem no Mestrado. Além disso também mostrou um documento e um dossiê onde teriam ações desses alunos (até de ex-alunos) que mostrariam a “falta de caráter” dos mesmos.

AMEAÇA DE MORTE

Na tarde de 21 de fevereiro (quinta-feira) a mãe do estudante Heitor Vilela recebeu uma ligação do número 3521-1333 de uma voz masculina que se identificou como William e servidor da reitoria da UFG, que por ser pastor e pessoa de bem tinha o dever de informar que seu filho e seus amigos Victor Hugo e Thalys Augusto estavam correndo sério risco de vida. O “informante” teria ouvido de professores da FACOMB e seus familiares por conta da oposição destes estudantes dariam um tiro na cabeça de Heitor. Também disse que esses estudantes sofriam muitos processos, que haviam impedido de acontecer uma reunião no dia 5 de fevereiro e outros crimes, que não vão fazer mestrado e que estavam perto de serem expulsos. Após a ameaça onde repetiu várias vezes que os estudantes corriam risco de levar um tiro na cabeça, a mãe de Heitor informou abalada o marido que ligou de seu celular para o número que ficou gravado na bina. Quem atendeu foi uma voz masculina afirmando ser da Coordenação de Jornalismo, mas que não tinha nenhum William ali, que era um servidor aposentado e não quis se identificar. Essa série de acontecimentos absurdos não pode passar como se fosse nada. Em uma Faculdade de Comunicação é especialmente absurdo que o exercício da nossa liberdade de expressão resulte em ameaças ao futuro acadêmico de estudantes, assédio moral e mesmo ameaças de morte. O DACOM repudia essas ações e pede a apuração e investigação do que foi relatado.

 25 de Fevereiro de 2012

DACOM UFG – Diretório Acadêmico de Comunicação

1 COMENTÁRIO

  1. Reproduzo aqui a manifestação do coordenador de curso aos estudantes e professores após o lançamento desta nota:

    “Aos professores e estudantes do Curso de Jornalismo

    Após três anos na Coordenação do Curso de Jornalismo venho comunicar a todos que no ínicio do mês de abril deixarei a chefia da coordenação. Na próxima semana sairei de férias e, no regresso, convocarei uma reunião do Colegiado de Curso, com pauta única, para a indicação e formalização do nome da pessoa que irá assumir a chefia da coordenação a partir de abril de 2013.

    Eu não queria ser coordenador. O meu nome surgiu como solução intermediária, para ocupar o posto por um período de 3 meses, que se arrastaram por três anos. Apesar das dificuldades sabidas, foi possível organizar a publicação de três(3) livros neste período, ou seja: um(1) livro por cada ano da minha gestão na coordenação. Foram as primeiras publicações em 46 anos da existência do curso. O currículo do curso tem passado por constantes análises e, enfim, os laboratórios vão para um prédio novinho, com equipamentos novos.

    Tive o prazer, nestes três anos, de conviver e trabalhar com pessoas de grande qualidade profissional e principalmente pessoal. Aprendi muito nesses anos. Com a colaboração de alguns professores, técnicos administrativos e estudantes, foi possível realizar quase tudo que propusemos. Lamentamos os erros, mas não é possível impor certa velocidade ao trabalho quando o ritmo da instituição é menor do que o da sua vontade. A burocracia sempre ganha e você se lasca. Gestão pública é uma arte.

    É hora de sair, de olhar pra frente. É hora de voltar a ser apenas professor e pesquisador. Minhas aulas de Jornalismo Internacional e minhas pesquisas nesta área vão continuar com a paixão de sempre. Agora terei mais tempo para pesquisa, para publicar mais, inclusive para participar de seminários em outros estados e talvez em outros países. Essas atividades são muito valorizadas na Academia e são importantes na pontuação do desempenho acadêmico do professor. Em três anos eu não participei de nenhuma dessas atividades.

    Voltarei ao lugar mais importante da Academia: voltarei a ser professor-pesquisador. Talvez agora eu tenha tempo para visitar e tomar um café em final da tarde com o meu povo veterano da FACOMB, começando pela minha amiga Aline Mil. Quando abril chegar, posso convidar algumas pessoas queridas, posso convidar algumas pessoas queridas para tomar uma taça de vinho e recitar, junto com meu amigo Vandré Abreu, poemas de Pablo Neruda.

    Ah… quando abril chegar !

    Prof. Juarez Ferraz Maia
    Coordenador do Curso de Jornalismo

    26 de Fevereiro de 2013

    http://www.facomb.ufg/jornalismo
    fone: 55 (62) 3521 – 1333″

    Aqui o link da carta para que chequem a veracidade: http://img145.imageshack.us/img145/7219/juarezsaindo.png

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here