Nessa quinta-feira cerca de 100 alunos de seis escolas se uniram aos professores numa manifestação que percorreu a principal rua do Jd. Mirna, na zona sul de São Paulo. Eles pediam melhorias no ensino público e o fim da violência nas escolas. Em cima do caminhão de som, professores, alunos e pais denunciavam os problemas que enfrentavam, como o descaso das direções e do governo, o autoritarismo por parte de funcionários e professores e a violência tanto entre os próprios alunos como por parte de agentes do Estado.

Alguns alunos do Levi relataram que há algumas semanas houve uma briga entre alunos que acabou saindo do âmbito da escola e virando caso de polícia. Segundo eles, a briga começou dentro da sala e a polícia foi chamada. No dia não havia ninguém da direção na escola e policiais teriam agredido e perseguido alunos na volta pra casa.

Já os alunos do Mange reclamavam da falta de materiais básicos na escola – como carteiras, cadeiras e até mesmo de água! (Em 2011 os alunos ficaram 2 semanas sem água e realizaram um protesto na escola veja aqui)

E ao contrário do que diz a propaganda do governo, os alunos da E.E. Jd. Moraes Prado I e II continuam sofrendo com as salas de lata.

As demais escolas que participaram – E.E. Engenheiro Argeo Pinto Dias, E.E. Prof. Mario Arminante e E.E. Pres. Tancredo Neves – também denunciaram a repressão e o abandono das escolas, que contam com infraestrutura precária e a falta de condições mínimas para o estudo (salas lotadas, falta de professores, laboratórios que não existem e bibliotecas fechadas).

Contra essa situação precária só existe um caminho, que esses alunos e professores mostraram – a luta e a organização. E no que depender dessa galera, não haverá sossego enquanto não tivermos escolas de qualidade para todos!

Mais informações: http://gremiolivre.wordpress.com/2013/05/06/alunos-e-professores-protestam-por-melhorias-nas-escolas/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here