Na manhã desta segunda-feira, dia 27, cerca de 200 pessoas invadiram o Terminal Pirituba em protesto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento das tarifas de ônibus, trem e metrô – que, segundo anúncio do prefeito e do governador, devem subir para R$3,20 no dia 2 de junho. A manifestação teve início às 7h da manhã em frente à EE Ermano Marchetti, de onde estudantes e moradores, embalados pela bateria da Fanfarra do MAL, partiram em marcha pelo bairro. Em frente ao Terminal Pirituba os manifestantes queimaram uma catraca, simbolizando que a luta por um transporte verdadeiramente público é a luta pelo fim da cobrança de tarifa.

Após sair do Terminal Pirituba a manifestação entrou na estação da CPTM, aos gritos de “vem, vem, pra luta vem! Contra o Aumento”. Após percorrer parte da Avenida Mutinga, o ato foi encerrado na frente da EE Ermano Marchetti. Durante a manifestação a polícia ameaçou os militantes e tentou impedir a manifestação, porém os manifestantes não se intimidaram e seguiram em protesto.

Essa foi a primeira ação contra o aumento realizada pelo MPL na semana. Nos próximos dias, o movimento realizará novas manifestações em outras regiões da cidade, espalhando a luta pelos bairros e divulgando o grande ato marcado para o dia 06/06 no centro de São Paulo. Na terça-feira, ao 12h, haverá um protesto partindo do parque D. Pedro (próximo à estação de metrô) e, na quarta, uma ação às 6h30 da manhã em frente ao Terminal Jd. Ângela, na zona sul. Além disso, outras ações devem acontecer ao longo da semana: confira o calendário completo clicando aqui.

Terminal Pirituba, invadido hoje. Em breve subiremos fotos da manifestação.
Terminal Pirituba, invadido hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here