Por MPL-Floripa

Programe-se na luta contra a Tarifa!!

Você já parou pra pensar que o transporte é o único serviço básico que pagamos a hora de usar? Ninguém precisa pagar uma taxa para ir a um hospital ou uma escola pública: esses serviços são direitos de toda população, pagos indiretamente pelos nossos impostos. Já nos ônibus só entra quem tem dinheiro pra pagar o preço das passagens – determinadas abusivamente por um grupo de empresários que lucram cada vez mais, e já são quase 40 milhões de brasileiros que não conseguem pagar. Não ter dinheiro para tarifa significa não ter direito à cidade. Dependemos do Transporte para ir a qualquer lugar: trabalho, escola, hospital, centro de lazer e cultura, encontrar amigos e família.

Hoje o transporte é fonte de lucro de alguns empresários, que financiam as campanhas dos políticos que são eleitos. Aliados à Prefeitura, os empresários tem controle total sobre o sistema: alteram trajetos de viagens, cortam linhas, decidem quantos ônibus circulam, aumentam as tarifas, etc. Essas decisões muitas vezes prejudicam quem pega ônibus todo sai, que nem sequer é consultado. O transporte precisa ser planejado de acordo com o interesse de quem usa, e não do lucro dos empresários.

Chega de Catraca!

O atual modelo de transporte coletivo urbano é insustentável, é uma política que privilegia o espaço de circulação de automóveis privados ao vez de medidas que assegurem um transporte coletivo publico de qualidade. É urgente um novo modelo de transporte, que seja gerido pelo poder publico com participação popular e de acesso universal. Para isso, defendemos a criação de um conselho municipal do transporte, e a implementação da tarifa zero – isto é, o fim da cobrança de tarifa. O transporte só será um direito quando for acessível a população.

PASSE LIVRE JÁ !!!!

Florianópolis é exemplo de luta para todo o restante do Brasil, sendo o berço de criação e efetivação do movimento pelo Passe Livre no Brasil. Reinvindicamos demandas precisas pela desmercantilização da vida. É na rua que o povo florianopolitano vai mostrar, que, como em outros levantes populares paralelos no Brasil e no mundo, ainda temos força de pressão social e consciência da realidade efetiva política.

Para isso reativamos a Frente de Luta pelo Transporte Público, que agrega distintas entidades, organizações e indivíduos que construíram as lutas pelo transporte nos últimos tempos e estão dispostas em continuar o trabalho num horizonte plural,

Estamos de volta as ruas!

LOCAL DE PARTIDA: TICEN (CENTRO DE FLORIANÓPOLIS)
TRAJETO: SERÁ DECIDIDO NA HORA POR TODOS!
DIA: 20/06 — HORÁRIO: 18:00

https://www.facebook.com/events/183088171857001/

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here