Florianópolis, 04 de Julho de 2013

A Frente de Luta pelo Transporte Público informa que, após duas semanas de grandes atos, reunindo milhares de pessoas e, frente ao descaso da Prefeitura e do poder público da cidade, que se negam a atender nossas reivindicações, decidimos ocupar o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (SETUF), promovendo um amplo debate sobre a privatização dos terminais urbanos e do sistema de transporte coletivo.

Ocupamos o SETUF porque nos negamos a continuar reféns destas empresas que exploram um serviço que deveria ser público e atender aos interesses da população, ao invés desta meia dúzia de empresários que lucram sobre nossos deslocamentos diários. Não precisamos nem queremos mais que um sindicato patronal esteja no centro da gestão do transporte público da cidade. Os rumos do transporte coletivo da cidade devem ser decididos pela população que o utiliza, e que exige um serviço de qualidade, acessível a todos e todas, sem catracas que limitam nosso direito à cidade.

Convocamos todos e todas a realizarmos, hoje, um grande catracaço no TICEN, a partir das 16 horas, quando liberaremos as catracas do terminal implementando na prática aquilo pelo qual lutamos: a Tarifa Zero no transporte coletivo.

Convocamos toda população a tomar todos os terminais!

Nossas reivindicações são claras e concretas: redução imediata da tarifa (a exemplo de mais de 50 cidades brasileiras, incluindo 14 capitais) e criação de um grupo de trabalho deliberativo, com participação popular, visando o barateamento sistemático da tarifa até a Tarifa Zero.

Que os setores mais ricos da sociedade, maiores beneficiados pelo funcionamento do sistema e pelo fluxo de pessoas na cidade, paguem os custos do sistema de transporte, financiando, através de impostos progressivos, a Tarifa Zero.

Lutamos pela abertura da “caixa-preta” dos transportes, pois não é possível que alguém, em sã consciência, acredite que estas empresas operem há vários anos com um prejuízo mensal da ordem de 2 milhões de reais. Pelo fim da privatização (concessão) do transporte, e por um transporte verdadeiramente público, gratuito e de qualidade, sem exclusão social.

Por uma vida sem catracas!

Frente de Luta pelo Transporte Público

Ocupamos o SETUF porque o transporte é do povo e o povo quer Tarifa Zero!

COMITÊ DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here