Nota pública do Favela Não Se Cala sobre a vitória da Vila Autódromo e Indiana na luta contra as remoções (RJ)

Na cidade do governo de Eduardo Paes, sempre mais privatizada e governada a favor das grandes empreiteiras e da especulação imobiliária, vivemos as primeiras conquistas das lutas contra esse modelo de cidade. Essa semana os moradores das favelas da Indiana e Vila Autódromo conquistaram a importante vitória de permanecerem residindo nas suas casas. Isso é fruto da luta dos valorosos companheiros dessas favelas que durante anos enfrentaram toda forma de ameaça, covardia, pressão psicológica, violações de direitos humanos e que seguiram firmes resistindo nessa luta.

Nos últimos dois meses em que no Brasil explodiram mobilizações, fruto das contradições do sistema capitalista que estavam aparentemente “pacificadas” através da “democracia de cooptação” dos últimos dez anos de governo PT e sua base aliada, essa luta sempre articulada junto a outras favelas se intensificou o que permitiu o enfraquecimento do governo Paes e essa conquista.

Estamos celebrando uma vitória concreta de uma luta que é referência para todas as favelas. Sabemos da importância da Vila Autódromo e da Indiana permanecerem na luta para tornar realidade a regularização fundiária e a urbanização não apenas dessas favelas, mas das demais que ainda estão ameaçadas de remoção. É preciso continuar na luta para garantir que as palavras do Prefeito não virem fumaça como é de costume dos nossos governantes.

Para o Favela não se cala essa vitória demonstra que a luta orgânica nas favelas e a aliança com outras organizações da classe trabalhadora constituem um germe do poder popular imprescindível para avançar na permanência de todas as demais favelas ameaçadas de remoção e na conquista de uma sociedade livre do capital e socialista.

Favela não se cala
Trabalhando nas bases
JUNTOS SOMOS FORTES

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here