Cerca de 100 famílias sem teto ocuparam, na madrugada desse sábado (24), uma área na Estrada do Portugal, no bairro Santa Fé, em Osasco (próximo a Rodovia Anhanguera). A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana já se posicionaram e o risco de conflito é iminente.

Nos últimos dois meses essa é a terceira ocupação feita pelo grupo, que conta com o apoio do Movimento Luta Popular, e que já cansou de esperar o tão falado direito à moradia. Existem atualmente 43 mil famílias inscritas no programa “Minha casa, minha vida” em Osasco. Desde 2009 a prefeitura entregou apenas 420 casas.

A área que ocuparam tem sido alvo de debates na imprensa por conta do projeto de instalação de um heliporto. Tanto a comunidade – que vive no entorno da região – quanto empresas aí instaladas há anos, como o SBT, tem dado uma batalha contra o projeto.

As famílias estenderam na entrada da área uma faixa com os dizeres: “Jorge Lapas, Osasco quer mais moradia e menos heliponto”.

Histórico

Nas duas últimas ocupações que fizeram, as famílias ergueram seus barracos em uma área de propriedade do governo municipal e abandonada há décadas, na rua Francisco Morato (Parque Bandeirantes). Ao serem ameaçadas de despejo no dia 12 de julho, optaram por sair pacificamente mediante promessa de reunião com a prefeitura.

A reunião aconteceu na manhã de 16 de julho, para a qual as famílias compareceram em passeata, com faixas, cartazes e apitos. Os representantes da prefeitura se comprometeram a avaliar a situação e tomar providências. Pediram que fosse entregue um cadastro com os dados e demandas de cada família. O cadastro foi entregue. Nenhuma medida, nem ao menos resposta, veio por parte da prefeitura.

“Não queremos conflito mas não aguentamos mais a humilhação de morar de favor ou de deixar de comer para pagar aluguel”, afirma nota divulgada pelo movimento, que conclui: “Se o conflito vier, virá pelo descaso da prefeitura. A responsabilidade pelo que ocorrer é do prefeito Jorge Lapas, da GCM e da PM”.

Ocupação Esperança

Mais informações:
Cachuera – 11 97804-3852
Helena – 11 98916-0831
Daniela – 11 98706-7471

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here