Queridas pessoas que usam Riseup:

Aqui está a história de como nos tornamos o Riseup que somos. Por favor, doe se puder! https://help.riseup.net/pt/pt-doacao

Era uma vez, lá atrás no fim de 1999 quando a internet era ainda jovem e o milênio engatinhava, dois geeks se empolgaram nos protestos contra a OMC em Seattle, Estados Unidos. Após uma semana de gás lacrimogênio, cadeia, fantasias e muitos cantos e palavras de ordem, se sentaram na sala de casa e conversaram sobre o que o movimento precisava para a próxima década. Daí, surgiu a ideia de Riseup.net como um provedor independente de listas e e-mails. Eles criaram Riseup com um par de servidores em sua casa, e logo atraíram mais uns dois geeks para a causa.

Todos os anos Riseup crescia e crescia, e se tornou mais uma dor de cabeça no sentido de que demandava mais trabalho e dependia de mais pessoas. Algumas pessoas vieram e saíram do coletivo, e houve anos difíceis nos quais não era claro se colocar tanto tempo e dinheiro neste projeto era a coisa certa a fazer, mas teimosamente, Riseup continuou seu caminho.

As habilidades do grupo aumentaram em relação a prover serviços estáveis e seguros. Mais pessoas se juntaram ao coletivo, e eles eram ativistas de ouro: o tipo de gente que trabalha duro em todas as irritantes minúcias do dia-a-dia, o tipo que aparece nas reuniões e se preocupa profundamente com o projeto quixotesco, e o tipo de pessoa que fica acordada a noite toda em momentos de crise para exercer toda sua poderosa destreza hacker, parecendo até mágica para aqueles do coletivo (como eu) que são escritores e não geeks.

Então, em algum momento em 2007, o coletivo começou a ter membros mais estáveis, e nos tornamos um grupo de cerca de dez pessoas que são na sua maioria as mesmas pessoas que temos hoje. Nos últimos oito anos, nos tornamos um coletivo real, algo raro. Temos trabalhado juntos em Riseup por um longo tempo, e aos poucos, isso se tornou algo grande em nossas vidas. Nós celebramos — os que vivem próximos — nossas festas juntos e os preocupamos uns com os outros de uma forma sincera e verdadeira. Um dos maiores êxitos secretos de Riseup foi quando Mutuca e Arara se conheceram em um de nossos retiros e se apaixonaram. De vez em quando, temos tido conflitos, brigado e nos irritado uns com os outros (já que somos humanos e não robôs), e isso levou até a algumas pessoas saírem do coletivo, mas em geral, temos sido surpreendentemente estáveis como um todo, mas passamos de energéticos e sonhadores jovens radicais para rabugentos e sonhadores radicais de meia-idade.

E ainda, em algum momento nos últimos oito anos, Riseup se tornou uma força a ser respeitada. Somos o maior provedor de e-mais sem fins lucrativos do planeta, fora do sistema universitário. Nós rodamos um dos nós TOR mais usados do mundo. Somos frequentemente citados e recomendados como um dos poucos provedores éticos, autônomos e seguros da internet. Nós encaramos legalmente a extrema-direita dos Estados Unidos para não dar informações de nossos usuários e vencemos. Nós usamos e desenvolvemos softwares seguros e porretas. Nós articulamos com outros coletivos tecnológicos ao redor do globo sobre o que faremos frente a toda essa espionagem e como podemos continuar este trabalho na próxima década. Nós temos grandes corações e mentes, e planejamos vencer.

Então, esses somos nós. Ou uma das nossas histórias. Nos apoie se puder!
https://help.riseup.net/pt/pt-doacao

Com amor,

A passarada de Riseup

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here