Ainda sobre inquéritos, intimações e investigações:
as contínuas ações ilegais das polícias

Nos últimos meses vivemos uma escalada de repressão que tenta calar todas as vozes que discordam dos de cima e de seus poderes: do Estado, da polícia, da mídia. Durante 2013, o cotidiano das ações ilegais da PM e da seletividade da justiça nas periferias das cidades e na lida com as lutas sociais não pode mais ser escondido nem sequer pela mídia corporativa.

A manobra “Hamburger Kessel”, utilizada para o cercamento e prisão de centenas de manifestantes no ato do dia 22 de fevereiro em São Paulo, não é diferente da prática das prisões ilegais para averiguação, sem imputação de qualquer crime, que também ocorreram às centenas na luta contra o aumento na cidade em junho de 2013. Seja com a alegação de que as pessoas “portavam vinagre”, ou porque tinham “cara de manifestante”, ou ainda “porque estavam com intenção de realizar uma ação black bloc”, a PM segue prendendo pessoas sem lhes imputar qualquer crime — como faz diariamente em todas as áreas pobres da cidade.

Além dessas arbitrariedades, também se repetiram os espancamentos, abusos contra mulheres, cerceamento do direito de defesa dos manifestantes, com que os que lutam convivem há tanto tempo. Vimos inclusive a volta do tenente-coronel Ben Hur, responsável pela brutal repressão à manifestação contra o aumento da tarifa nos ônibus, metrô e trem em São Paulo, no dia 13 de junho de 2013. Não bastou que diversos movimentos sociais solicitassem ao Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo a investigação contra Ben Hur por abuso de poder. Ele segue na ativa e as incontáveis barbaridades cometidas pelos agentes policiais continuam não sendo apuradas.

Ao invés disso, o Governador de São Paulo, junto com o Ministro da Justiça, o Judiciário, o Ministério Público e a PM que, instaurou um inquérito policial, sem qualquer base legal para identificar os manifestantes deste e de diversos outros atos. *Esse inquérito é ilegal inclusive do ponto de vista jurídico*, pois não há a intenção de apurar algum crime específico e sim uma tentativa de identificar e investigar pessoas e enquadrá-las em um grupo de suspeitos a priori.

A tentativa de intimidação aos manifestantes aumentou ainda mais quando pessoas foram intimadas a prestar esclarecimentos a esse inquérito no dia e horário do ato “Se Não Tiver Direitos, Não Vai Ter Copa”, e foi alegado explicitamente que o objetivo dessa nova rodada de intimações era esvaziar a manifestação. Nessas novas intimações estão incluídos manifestantes, pessoas que não vem participando das manifestações, pais de manifestantes, e até mesmo um dos advogados do MPL.

O Movimento Passe Livre São Paulo entende que a existência dessa investigação é a continuação da sistemática violação de direitos das pessoas que já foram presas ilegalmente e daqueles que se organizam por uma vida sem catracas. As intimações e ameaças nada mais são do que uma intimidação para desmobilizar nossas lutas e impedir as manifestações.* *Por isso, defendemos o não comparecimento para depoimento, exercendo, dessa forma, o nosso direito constitucional de permanecer em silêncio. Não é admissível que continuemos a legitimar esse tipo de ação repressiva dos de cima*, que só busca preservar a ordem que controla e massacra os de baixo.

POR UMA VIDA SEM GRADES, SEM POLÍCIA E SEM CATRACAS!

Movimento Passe Livre — São Paulo (MPL-SP)
05/03/2014

Leia também: “Por que não vamos depôr no DEIC? — ou sobre intimações, inquéritos e investigações“, nota do MPL-SP de 24/01/2014.

1 COMENTÁRIO

  1. Belo artigo do MPL-SP! Concordo com os camaradas em todas as palavras deste desabafo! Contudo camaradas do MPL-SP, estou participando dos atos contra a copa em SP, participei da maioria das manifestações do passe-livre noa ano passado, e não vejo outro caminho se não aquele de continuar na luta. Não podemos recuar! Não podemos dar folego ao capital e a seus gerentes OS GOVERNANTES! É necessário continuar na luta…e nas manifestações deste ano não vejo a presença importante do MPL-SP, QUAL O MOTIVO DE NÃO CONTINUAR NA LUTA? vÃO CONTINUAR ASSISTINDO DAS ARQUIBANCADAS? TEM VIOLÊNCIA ACONTECENDO NAS RUAS! TEM AGRESSÃO DA POLICIA CONTRA MANIFESTANTES NAS RUAS! FALTA O MPL VOLTAR PARA A LUTA! LUTAR POR TARIFA ZERO É LUTAR CONTRA A COPA DO MUNDO, É LUTAR CONTRA O CAPITAL, É LUTAR POR UMA SOCIEDADE JUSTA! NÃO É ISSO QUE QUEREM AQUELES QUE CONTINUAM NA LUTA??? SAUDAÇÕES LIBERTÁRIAS CAMARADAS DO MPL-SP…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here