PARA COMEMORAR O GOLPE, GOVERNO CATARINENSE DEMITE PROFESSORES!

No dia em que demos uma aula sobre os 50 anos do golpe civil-militar no meio da rua, o governador Raimundo Colombo brinda a ditadura. Não bastava ter enviado dois interventores para administrar a escola e tentar desmobilizar a comunidade, era preciso dar um golpe contra os educadores. Puniram todos da escola com faltas sem justificativa. Apesar de todos estarem trabalhando. A escola está sem aulas porque pais e alunos decidiram em várias assembléias não iniciar o ano letivo sem condições dignas e vagas para todos.

Os professores acataram essa decisão e agora sofrem um duro golpe. Começaram pelos mais frágeis, como sempre. Os temporários (ACT’s), que possuem um vínculo descartável com a educação. Só servem se estiverem dentro da sala de aula, e quando estas terminam são chutados. Não podem reclamar, nem de ter que mendigar vagas todo ano em sessões humilhantes nem da possibilidade de serem exonerados a qualquer momento durante o ano. Quando há paralisação, sofrem com assédio moral, ameaças e demissões. É o que ocorre na nossa escola. Também exoneraram professores que completavam carga horária na escola.

Os professores efetivos têm um pouco mais de proteção jurídica, mas provavelmente já estão sofrendo processos administrativos para também serem demitidos. A escola, que está sem funcionar porque o governo enrola há 4 anos para entregar o prédio novo, está ficando também sem seus professores.

Mas ainda possui muitos pais e alunos. E o governador Raimundo Colombo não tem como demiti-los. Estes têm dado um lindo exemplo de luta pelo direito à educação. Têm se negado a aceitar promessas, maquiagens e migalhas de um governo omisso e mentiroso. Os pais que se recusaram a mandar seus filhos para a escola abandonada (mesmo quando os interventores ligaram e divulgaram mentirosamente que estava tendo aula) não vão admitir que os professores sejam culpados por defender os interesses de seus filhos. Os estudantes irão novamente para a rua porque sabem quem está do seu lado e que o governo é o responsável pela precariedade da educação que recebem.

Não é apenas ironia da história que fosse justo no dia da ditadura. Assim como os brasileiros recordam do golpe dado por militares a mando de grandes empresários em 1964, o governo de Santa Catarina também faz questão de lembrar a data. E o faz através da repetição da repressão. Não deixaremos passar todo esse autoritarismo Sr. Raimundo Colombo!

A lição que fica, passados 50 anos do golpe, é de que a democracia quando exercida de fato pela população se torna um problema. Para o governo, torna-se uma impossibilidade. Mas é aí mesmo que fica evidente o quanto ela é importante.

Pela imediata readmissão dos professores!
Fora interventores!
A comunidade decide!

eeb1 eeb2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here