15 DE ABRIL: DIA DE LUTA CONTRA A MÁFIA DO TRANSPORTE
Nem um centavo a mais para as empresas!
Melhoria na qualidade, só com luta!
Pela volta do Ganha Tempo!

Novamente, esse ano, anuncia-se um aumento da passagem. O presidente da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC) já avisou: “um aumento da passagem é inevitável”. Nisso, ele conta com o apoio da presidente da CMTC, Patrícia Veras, que afirmou que o aumento está previsto no contrato.

Ambos justificam o aumento com uma suposta melhoria do transporte, já que está “faltando dinheiro às empresas” pra manter as condições minímas do serviço. As empresas, bondosas, falam que não precisa de aumento: basta dar R$9 milhões mensais pras empresas, ou melhor, subsidiar as gratuidades já garantidas em lei. De qualquer maneira, aumenta o dinheiro embolsado pelos empresários sem nenhuma garantia de melhoria, de transparência, de nada.

Se hoje há condições minímas de serviço, isso só se deve à luta que os usuários do transporte vem fazendo contra as empresas. Desde fevereiro, foram mais de 25 manifestações noticiadas em bairros e terminais de ônibus. Em todos os casos, é a mesma luta contra o atraso, a superlotação, a precariedade. Em vários casos aparecem magicamente mais ônibus nas linhas, nem que seja por alguns dias. Vários motoristas já foram demitidos e os que não foram tem que aguentar o trabalho que outros trabalhadores garantiam. As empresas diminuíram claramente a manutenção dos ônibus, a limpeza. Além disso, não demonstram seus prejuízos, nem os seus custos e com muita dificuldade disponibilizam sequer as planilhas de orários. Apesar dessa falta de informações, sentimos a piora e vários já se mobilizaram contra essa degradação. O benefício Ganha Tempo, a integração de 3 viagens que nos permitia evitar os terminais de ônibus, até agora não voltou.

No dia 15 de Abril ocorrerá a reunião da CDTC que vai definir se haverá aumento ou não da tarifa do transporte. A Frente de Luta Pelo Transporte convoca toda a população de Goiânia a relembrar o decreto popular de Junho de 2013: não haverá aumento da passagem, pois o transporte é um direito! Não haverá subsídio, pois o transporte é um direito! O direito acima do lucro – não admitimos nada menos que isso. Além disso, novamente não há clareza no cálculo, não há planilha de custo, só nós dizem que “é necessário”, como se ano passado não houvessem fraudes comprovadas no “cálculo” que “justificava” o aumento.

Chamamos toda a população a se organizar e definir as melhorias que acha necessárias no transporte coletivo da sua região. Quais linhas dão problemas, quais atrasam, onde é necessário construir pontos, que ônibus dão mais problema? A partir da formulação das reivindicações, é possível de fato garantir uma melhoria efetiva no transporte. Não é pelo aumento que se melhorará nada – todos os aumentos desde 2008 comprovam isso. Só se melhora pela luta coletiva!

Os empresários não são os únicos que conseguem parar a cidade pra garantir seus interesses. Nós, usuários do transporte, também iremos parar a cidade pra mostrar nosso descontentamento. Entre em contato conosco, organize seu protesto junto! Mostremos que não iremos aumento – e vamos deixar de admitir esse serviço precário e degradante.

E que em cada bairro, cada escola e cada terminal, ecoe o grito:

Se a passagem aumentar, O PAU VAI QUEBRAR!
Onde houver atraso e superlotação, HAVERÁ PARALISAÇÃO!
Se o ganha tempo não voltar, GOIÂNIA VAI PARAR!

PROTESTOS CONFIRMADOS:

ITATIAIA – Concentração no campinho em frente à escola Waldemar Mundinho, ao meio dia.

BANDEIRAS – Concentração na pista de “cooper”, próximo ao terminal, em frente à SEBA, às 12:15 (meio dia e quinze).

CENTRO – Concentração na Praça do Trabalhador, às 08:00 horas.

VÁ À MANIFESTAÇÃO MAIS PERTO DE SUA CASA, ESCOLA OU LOCAL DE TRABALHO.

Pessoas de outras regiões que queiram aderir ao DIA DE LUTAS, organizando protestos em seus bairros, entrem em contato por meio da página Frente de Luta Go.

FRENTE DE LUTA PELO TRANSPORTE

Revolta Estudantil do Bandeiras
Frente Independente Popular – FIP
Rede Estudantil Classista e Combativa – RECC
Tarifa Zero Goiânia
Coletivo Horizontal de Ações Proletárias Estrategicamente UnificadasCHAPEU
Bateria Auto-Organizada

1 COMENTÁRIO

  1. Estou a qui assistindo a reunião da frente de luta Rita está aqui na cajazeiras é nos meu povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here