Movimento pelo passe livre dos usuários e trabalhadores dos serviços de saúde mental

Como atividade em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, dia 10 de outubro, os trabalhadores dos serviços de saúde mental de Salvador junto aos usuários, vem construindo uma articulação que culminaria numa ação na Praça Municipal. Entretanto, após a última reunião de organização, onde foram apontadas, tanto pelos trabalhadores quanto pelos usuários, relacionadas às dificuldades enfrentadas no cotidiano, em especial a dificuldade do acesso destes aos serviços e o tema do “passe livre”, a prefeitura PROIBIU a realização do evento, segundo repasse da reunião de colegiado de gerentes de serviços de saúde mental de Salvador.

Nesta reunião a coordenadora da área técnica de saúde mental desautorizou a realização do evento na Praça Municipal, apontando a praça das mãos no Comércio [Praça Tiradentes] para a realização da atividade, além de censurar a manifestação, proibindo a versão do Lepolepo (paródia sobre a questão do acesso e passe livre para os usuários) e censurando o conteúdo dos cartazes e faixas que fossem feitos, os quais não poderiam ter nenhum conteúdo de natureza política.

Diante disso, como ação de RESISTÊNCIA, vamos realizar um Rolezinho no Farol da Barra, no próximo sábado, dia 11/10/2014, pra ninguém ser penalizado, com a mesma programação do evento na Praça Municipal. Por isso, convocamos os trabalhadores sensíveis a causa da saúde mental para estarem presentes para discutir as necessidades dos usuários de serviços de saúde mental. Além disso, sugerimos a realização de uma roda de conversa sobre esse processo de censura. Vai rolar uma ciranda e teremos também uma versão do Lepolepo reivindicando passe livre para os usuários dos serviços de saúde mental.

Segue a versão da paródia:

Lepo Lepo do Passe Livre

Ah! Eu já não sei o que fazer

Duro pé rapado, sem grana pra nada

Ah! Já não sei mais pr’onde correr

Ando agoniado, sem remédio sem nada

Agora vou tentar ir no CAPS

Será que eu vou conseguir

Se eu chegar, vou ser acolhido

Com atenção, com amor e cumplicidade

Eu não tenho carro, nem bicicleta e não consigo nem chegar no CAPS

Rá Rá Rá Rá Rá Rá Rá Cadê meu passe??

Rá Rá Rá Rá Rá Rá Rá Cadê meu passe??”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here