FELIZ AUMENTO NOVO!

 Nenhuma surpresa. Todos nós sabíamos que este aumento viria. E viria sem um amplo debate sobre mobilidade urbana, direito à cidade, sobre o que queremos para Salvador e Região Metropolitana. Conforme apontamos inúmeras vezes, a licitação do transporte público, empurrada goela abaixo com audiências públicas fraudulentas e sem incorporar nenhuma das propostas dos movimentos sociais, já previa este e os próximos aumentos sem, contudo, garantir melhoras significativas à vida dos trabalhadores e trabalhadoras que sacolejam diariamente nos buzus abarrotados da vida. Ano novo, tarifa nova, vida mais difícil.

Entretanto, o aumento da tarifa é só um dos elementos do intenso processo de privatização da cidade, do processo de exclusão e guetificação da população soteropolitana. Venda de espaços públicos, gentrificação dos bairros do Centro Antigo, expulsão de moradores e trabalhadores, extermínio da juventude negra, especulação imobiliária, corte de linhas de ônibus, isolamento de bairros periféricos, e a lista segue. Enquanto lutamos por cada uma dessas pautas em separado, de forma fragmentada, os poderes estabelecidos implementam o seu projeto com muita coesão. Por isso o TARIFA ZERO SALVADOR entende que unificar as lutas e unificar os lutadores é o primeiro passo para reverter este processo e começar a apontar para uma cidade realmente de todos os de baixo.

Nesse momento o objetivo é barrar o aumento, mas outras lutas virão. Eles saíram do roteiro, escolheram o melhor momento para aumentar a tarifa de ônibus e esperam não encontrar nenhuma resistência pela frente. Nós precisamos fazer o mesmo, e fazer diferente desta vez. O TARIFA ZERO SALVADOR convida todos os movimentos sociais e coletivos que, em algum momento nestes últimos meses, teceram laços de solidariedade e confiança conosco para construirmos juntos um janeiro quente, de resistência e de apropriação da cidade. Ocupando as ruas e questionando aqueles que governam Salvador exclusivamente pela lógica do lucro rápido e fácil.

Vamos começar o ano com um ato contra o aumento, dia 07/01, saindo às 14h do Campo Grande em direção à Estação da Lapa. No dia 09/01 faremos uma plenária na Praça da Cruz Caída, às 17h. E na semana seguinte mais dois atos. Contamos com todos vocês não só nesses atos, mas na construção dessas lutas. Não vamos parar por aí. Não vai ter aumento!

Evento Facebook

TARIFA ZERO SALVADOR

POR UMA VIDA SEM CATRACAS!!!

eventotz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here