BASTA! PARA BOM ENTENDEDOR, SEM MEIAS PALAVRAS. TARIFA ZERO JÁ!!

Uma manifestação organizada pelo Tarifa Zero Salvador tomou as ruas do Centro de Salvador na última quarta-feira, dia 07 de janeiro. O ato reivindicou o cancelamento do recente aumento de tarifas do transporte público e defendeu a implementação da tarifa zero em todo o transporte da cidade (ônibus, metrô, elevadores, ferry boat). Diante desta e de outras manifestações que estão acontecendo na cidade pelo mesmo motivo, o prefeito de Salvador, ACM Neto, correu para a imprensa para dar desde já sua posição: para ele, “tarifa zero é impossível em Salvador”.

Com esta resposta, o prefeito mostra sua incapacidade em pensar, debater e implementar os meios necessários para que o povo tenha, realmente, direito e ir e vir. Com esta resposta, o prefeito mostra que, para ele, direito e ir e vir é só um argumento falso usado pela polícia quando quer controlar a manifestação do povo nas ruas. O prefeito, com esta resposta, alinha-se aos empresários de ônibus de Salvador, que enxergam o transporte como uma mercadoria, não como um direito do povo. Quem acompanha notícias sabe que todo ano estes empresários dizem que as empresas estão quase para quebrar, que estão sem dinheiro, que a passagem precisa aumentar. Os empresários falam de “custos altos”, de “folha de pessoal”, de “impostos caros” — mas nenhum deles abre sua contabilidade, e a de suas empresas, para uma auditoria independente. As planilhas de custos das empresas de ônibus de Salvador são o segredo mais bem guardado desde a fórmula da Coca-Cola ou de quem fez Pablo chorar.

E quem anda de ônibus todo dia sabe que aumento vai, aumento vem, e os ônibus não melhoram pra ninguém. Não é uma pinturazinha nova ou um GPS para monitorar os rodoviários que vão mudar o caos no transporte de Salvador. O prefeito e os empresários de ônibus vêm a cidade do alto, fechados no ar-condicionado de seus escritórios ou atrás dos vidros blindados dos seus carros; acham que ler planilhas é saber da realidade. Não vêem a insatisfação, a humilhação de quem pega ônibus todo dia. Só para dar um exemplo, olha aí a situação dos idosos: quando a prefeitura e os empresários combinaram de passar a catraca para a frente dos ônibus, diminuíram o número de assentos preferenciais e dificultaram o acesso ao resto do veículo. Resultado: a fila pra entrar vai aumentar, e o povo revoltado vai jogar a culpa no cobrador e no idoso, que não fizeram nada para criar o problema.

O Tarifa Zero Salvador entende que cada centavo que sai do bolso dos passageiros para as empresas é um roubo, porque a tarifa zero é possível, sim. Ela é a única forma de garantir que o povo de Salvador possa ir e vir na cidade sem depender de pegar dinheiro emprestado com o vizinho.

A tarifa zero pressupõe tomar o controle da gestão do sistema da mão das empresas, que mesmo com os novos contratos ainda mandam e desmandam na prestação do serviço. Ela pressupõe fazer uma auditoria ampla, pública e independente em todo o sistema, para que nem empresas nem prefeitura enrolem mais o povo com aumentos feitos para cobrir custos falsos e enriquecer quem já é rico. Ela pressupõe, principalmente, que o modelo de financiamento do transporte mude completamente. Hoje ele funciona assim: “paga quem usa”. Para nós, ele deve funcionar assim: “paga quem se beneficia”. Terrenos ou construções são deixados sem cumprir função social? O IPTU progressivo que seus donos devem pagar pode, e deve, ser transferido para o transporte. Imóveis comerciais localizados nos centros da cidade são valorizados por estarem num lugar com boa infraestrutura? Devem contribuir com o transporte de quem sai da periferia para lá. Escolas e universidades privadas são instaladas em lugares que não aguentam o tráfego causado por elas? Devem contribuir com o transporte, por causarem engarrafamentos. Empreendimentos imobiliários causaram danos ambientais? Devem contribuir com o transporte, como forma de compensação. Tudo isso deve compor um fundo de transportes, criado para bancar os custos do sistema e garantir que os passageiros não precisem mais tirar dinheiro do bolso na hora em que precisam sair de um lugar para o outro.

Todos os cidadãos de Salvador pagariam indiretamente pelo transporte, dividindo este custo com empresas, universidades e escolas privadas, shopping centers, casas de espetáculos, supermercados etc.; isso termina reduzindo o custo para cada um. A médio e longo prazo, isso é melhor para a educação, melhor para a cultura, melhor para a saúde, melhor para a economia, melhor para a o turismo — em suma, melhor para Salvador e seu povo.

Garantimos que tudo isso é muito mais eficiente que aumentar o IPTU de quem mora em bairro popular, que cobrar foro sem localizar as terras públicas do Município, que vender terras públicas para especuladores imobiliários abaixo do preço de mercado, que apertar o juízo dos trabalhadores da saúde e da educação pedindo mais trabalho pelo mesmo salário ou que gastar só na Barra metade do dinheiro reservado para a reforma da Orla de Salvador — que, apesar do que dizem os mapas turísticos, vai do Subúrbio a Itapuã.

E se o prefeito quiser, vai aqui um recadinho, bem didático, para ele ver que tarifa zero é possível, sim: https://www.youtube.com/watch?v=rtm3R9KP9sM

Tarifa Zero Salvador

1267414_156749934533262_923363335_o

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here