Membros do Jardim da União realizam Marcha contra Despejo e por Urbanização!

JARDIM DA UNIÃO EXISTE E RESISTE!

O Jardim da União é uma ocupação que resiste desde junho de 2013 no extremo sul da cidade de São Paulo. Fomos vítimas de cinco despejos, mas resistimos à violência, e apesar de todas as dificuldades conseguimos construir uma comunidade autônoma, com praças, hortas, biblioteca, aulas de espanhol, futebol, capoeira, leitura e escrita. Organizamos Cooperativas de trabalho, como a de Reciclagem, a de Costura, e a de Educação Infantil, responsável pela creche ‘Filhos da Luta’; criamos diversos espaços de reunião e de organização; realizamos atividades culturais, como projeções de vídeo, apresentações de teatro, música, além de festas e outros momentos de contraternização.

Em meio a uma série de protestos, desde outubro de 2013 foram firmados diversos compromissos com os governo municipal e estadual, no sentido de nos apresentarem uma área com capacidade e viabilidade para atender à demanda habitacional das centenas de famílias que compõem o Jardim da União. Ocorre que até agora esses compromissos não foram cumpridos, e novamente nos encontramos sob ameaça de despejo, que poderá ser determinado pela juíza a qualquer momento.

Como o poder público não consegue nos apresentar uma solução definitiva, nós mesmos apresentamos a saída: a Urbanização do terreno em que nos encontramos, de propriedade da CDHU. Nesse sentido, exigimos da Sabesp e da Eletropaulo a instalação de redes adequadas de água, saneamento e eletricidade, e de outros órgãos públicos o acesso aos serviços de que necessitamos, como a entrega de correspondências por parte do Correio.

O DESPEJO NÃO É SOLUÇÃO! A URBANIZAÇÃO, SIM!

Rede Extremo Sul – SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here