NOTA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DO MTST SOBRE O DISTRITO FEDERAL

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) comunica publicamente a expulsão do militante Edson Francisco Silva e de outros militantes regionais do Distrito Federal por violação grave dos princípios do Movimento.

Chegou ao conhecimento desta Coordenação que militantes do MTST no Distrito Federal estavam realizando uma cobrança mensal relativa a uma cota do auxílio aluguel que 900 famílias conquistaram pela luta do Movimento. Estava sendo cobrado irregularmente R$50 de cada família, combinado com ameaças de exclusão do benefício a quem não pagasse.

A Coordenação Nacional do MTST, a partir da denúncia, passou a averiguar o caso e obteve provas materiais inequívocas da cobrança, o que foi reiterado ainda por aliados do Movimento e por famílias que, inclusive, levaram a denúncia ao Poder Público.

O MTST reuniu-se nos últimos dias com os envolvidos e cobrou afastamento de todos, bem como o imediato fim das cobranças. Edson e alguns militantes recusaram-se a afastar-se e por isso foram expulsos do MTST. Permaneceram no MTST/DF o grupo de militantes dispostos a seguir os princípios do Movimento, sem cobranças nem chantagens.

A prática viciada de transformar movimento social em máquina de arrecadação e extorsão nunca encontrou e nem vai encontrar guarida no MTST. Somos um movimento popular nacional, estruturado por valores socialistas, onde o oportunismo é combatido e rejeitado. Quem quer vantagens pessoais e financeiras deve procurar outros caminhos que não o do MTST.

Lamentamos o caminho tomado por estes militantes, que ajudaram a construir o Movimento no DF, mas não podemos permitir que a bandeira, a história e a reconhecida combatividade do MTST sejam manchadas por práticas como essa.

Coordenação Nacional do MTST

11 de maio de 2015

mtst-1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here