Uma comunidade na região do pós represa no município de Americana-SP, ao lado do Assentamento Milton Santos, sofre com uma ameaça de despejo. São cerca de 200 famílias que estão na área há seis anos. Neste momento há um processo avançado de construção das casas em alvenaria, sendo que grande parte das famílias já vive pernamentemente no local.

O bairro é conhecido como Residencial Capivara, nome de um oportunista que intermediou a ocupação da área, cobrou dinheiro das famílias e garantiu que a ocupação do terreno estava autorizada permanentemente pela prefeitura. Ao perceber que estavam sendo enganados e explorados pelo Capivara os moradores em assembleia o expulsaram definitivamente.

Há vários meses a prefeitura de Americana entrou com um pedido de reintegração de posse e de demolição das casas. Porém, através de advogados e de uma associação esse fato foi ocultado das famílias, que só agora ficam sabendo da ameaça que sofrem. Chegou a elas a informação de que serão despejadas nesta terça-feira (21/06). Por isso, decidiram realizar um ato na prefeitura de Americana amanhã, segunda-feira às 10hs, com o objetivo de reivindicar à prefeitura que a área seja concedida às famílias para que possam permanecer no local onde vivem e nas casas que construíram com grande dificuldade.

Essa situação é fruto da dificuldade que muitos trabalhadores tem passado com desemprego, salários baixos e o aumento do custo de vida, em especial dos alugueis. Apoiar essa luta é um ato solidariedade, é estar do lado da classe trabalhadora.

Neste caso, o apoio está na divulgação da situação das famílias do pós-represa e na participação presencial nesta luta pela permanência das famílias e de suas moradias. Esta é uma resistência necessária para garantia de um direito essencial em um contexto de ataque frontal aos direitos dos trabalhadores.

Resistiremos!

IMG-20160620-WA0008

IMG-20160620-WA0009

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here