Por Alan Fernandes

Em meio a um debate forte sobre a manutenção ou não de estátuas de figuras históricas que cometeram crimes contra a sociedade, dividem-se os que defendem sua retirada imediata, até à força; e os que pensam que devem ser mantidas para resguardar a história por trás delas, ou levadas para um museu.

Os estudantes da Escola Estadual Prefeito Mendes de Moraes deram uma resposta criativa nesse sentido. A unidade de ensino mencionada foi a primeira a ser ocupada na onda de ocupações de escola em 2016, outrora discutida neste site. Nomeia o colégio Ângelo Mendes de Moraes, militar de longa data e ex-integrante da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido de sustentação da ditadura militar.

O que os estudantes fizeram foi acrescentar informações à placa de inauguração. Ela datava a construção do colégio em 1949 e os ocupantes acrescentaram um cartaz com os dizeres “e ocupado em 2016”.

7 COMENTÁRIOS

  1. Nesta toada, em prol de alguma coerência, e, porque não dizer, “criatividade”…, por que não rebatizar a Faculdade Zumbi dos Palmares, como Faculdade Zumba de Palmares? Rei por rei, sejamos súditos do “mais ancestral “…

  2. Seria bom que houvesse alguma referência à cidade em que se passa. Quem lê não tem como saber.

  3. Olá Leo V. Tem razão. Em 2016 houve tanto o movimento de ocupações de Escola no Estado do Rio, quanto ocupações também em São Paulo, nas ETECs. O CE Mendes de Moraes foi a primeira das escolas ocupadas no Estado do Rio, sendo localizada na zona norte da capital.

  4. Para além do recorrente sudestencentrismo: teve ocupação de escola em um mói de estados em 2016, né Alan?

  5. Alan, não foi só no Rio e em São Paulo que houve ocupações em 2016. Aliás, o estado que teve mais ocupações em 2016 foi o Paraná, embora tenha sido no segundo semestre.

  6. Me fugiu da memória. Inclusive não consegui acompanhar as informações das ocupações de outros estados na época, lembro que até na Argentina teve. Os dois comentários acima estão certos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here