Por Um funcionário do metrô

Rapaziada, tamo passando por uma barra pesada!

A gente que trampa no Metrô e presta um serviço essencial à população não parou de trabalhar um dia sequer nesse período. Nos expusemos ao risco de contágio e vários colegas nossos se contaminaram. Armandinho, nosso camarada, morreu por negligência do metrô.

A recompensa que o Metrô quer dar pra gente é cortar boa parte dos direitos que a gente conquistou em quatro décadas de lutas. Cortes que podem chegar a uma redução de até 40% do nosso salário! Essa é a grana que vai faltar pra pagar o aluguel ou a escola dos nossos filhos. Sacanagem pesada! O Metrô anunciou que amanhã já vai nos pagar com esses descontos, atropelando todo o protocolo de negociação e descaradamente impondo os cortes e assaltando nosso salário.

Vai levar esse desaforo pra casa? O que pode vir depois se a gente engolir essa sem fazer nada? Não tem prejuízo que justifique uma safadeza dessa. A gente sabe o tamanho do lucro que o metrô sempre deu pro governo, sabe o tamanho do cofre que eles têm.

Não vai ser fácil fazer o metrô recuar e garantir o nosso acordo coletivo. Vai ser uma luta difícil. Provavelmente vamos ter quer sustentar uma greve por tempo indeterminado, e a gente sabe que não é fácil. Mas… me diz: quando é que foi fácil? Alguma vez a vida foi fácil pra você que é trabalhador? Pare um minuto e olhe onde você chegou e tudo que você teve que passar pra chegar até aqui. Foi fácil? Com certeza não. Mas você chegou. Pense em todas as dificuldades que você passou pra chegar aqui. Lembra quando você fez a prova pra entrar no Metrô e achou que não ia passar? Você quase desistiu, né? Mas você está aqui e certamente se recorda da felicidade com que você e sua família receberam a notícia. Viu como você consegue? Então porque você tinha tanto medo?

Juntos somos nós que colocamos o metrô para funcionar, que atendemos os problemas de cada passageiro, que resolvemos os “BOs” na estação, que consertamos os trens e equipamentos. Se a gente consegue fazer milhões de pessoas se deslocarem todo dia, a gente também consegue se organizar e lutar.

Quando você chegar pra trabalhar, olhe para aquele seu colega que você mais gosta e diga: a gente vale essa luta! Essa luta é por você; é por mim; é pelo Armadinho, que faleceu vítima do coronavírus e da negligência do Metrô com as nossas vidas. É uma luta de todos nós. Levanta essa cabeça e vamo pra cima! Eles querem guerra, então é isso que terão. Vamos mostrar pra eles que ninguém brinca com os metroviários de São Paulo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here