Por Campanha Despejo Zero

Concentração em São Paulo, será no Masp, na Avenida Paulista,  às 13 horas

❗Desde março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a pandemia da COVID-19 e medidas de isolamento social, o número de ameaças de remoções e de despejos vêm aumentando, impossibilitando a implementação das medidas de segurança sanitárias indicadas pela OMS e reforçadas pelo próprio Ministério da Saúde do Brasil. A crise política e social no país gerou um aprofundamento da desigualdade. A fome, a pobreza e o desemprego fazem parte da realidade da maioria da população, e o cenário de instabilidade e de insegurança do Novo Coranavírus vem piorando as condições de vida e de sobrevivência de milhares de famílias!
De acordo com dados levantados pela Campanha Nacional Despejo Zero, mais de 27 mil famílias foram despejadas entre março de 2020 e fevereiro de 2022, totalizando um aumento de 333% no número de famílias despejadas nos últimos dois anos. Outras 132 mil famílias estão ameaçadas de despejo em plena pandemia, um aumento de 602%.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o total de brasileiros que passam fome cresceu em 3 milhões de pessoas nos últimos cinco anos. A situação de desigualdade urbana e social vêm se aprofundando e é dever do poder público garantir a vida e a segurança da população! Em São Paulo, o número de pessoas em situação de rua cresceu quase três vezes de 2019 até os dias atuais, chegando a mais de 66 mil pessoas (Levantamento do Movimento Estadual da População de Rua de São Paulo).

Diante disso, a Campanha Despejo Zero foi uma das organizações mobilizadoras da Liminar concedida em junho de 2021 pelo Supremo Tribunal Federal – STF, a ADPF 828, que suspende despejos e remoções durante a pandemia por seis meses. Essa foi um importante passo pela garantia do direito à vida da população pobre do país em meio à pandemia, cujo vencimento estava previsto para o final de março deste mesmo ano!
⚠️O prazo está vencendo, mas as famílias brasileiras ainda vivem um cenário de profunda crise economia, social e política! 📢 É preciso que as instituições do poder público atuem em conjunto com as mobilizações sociais e garantam o direito MÍNIMO para essa imensa parcela da população!
📍Em São Paulo a concentração do ato será na Paulista às 13h.
#ProrrogaSTF #DESPEJOZERO #MoradiaPelaVida
Vamos juntas e juntos nas ruas de todo o Brasil pela PRORROGAÇÃO DA ADPF 828!

bairr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here