“Em defesa da educação pública” – memória do #OcupaTudo no Rio

Por Estudantes do Mendes de Moraes

 

Este panfleto, publicado pela primeira vez no Passa Palavra, corresponde a um chamado para assembleia sobre as condições que os estudantes da rede estadual do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, localizado na região administrativa da Ilha do Governador, no município do Rio de Janeiro, estavam obrigados a enfrentar. O panfleto é de meados de fevereiro ou março de 2016, mas fato é que foi escrito pouco antes do movimento de ocupação das escolas ter início com a ocupação deste mesmo colégio. Foram pouco mais de 80 escolas estaduais ocupadas além de algumas secretarias regionais — “Metros” — e a própria Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC). O Passa Palavra publica este panfleto em homenagem à memória da luta daqueles estudantes e dos trabalhadores que ousam formular novas respostas políticas por fora das estruturas burocráticas.

 

Nós, estudantes do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, queremos dialogar com a população da Ilha[do Governador]. Nossos professores estão sem receber o 13º, com salários atrasados e o governador [Luiz Fernando] Pezão do PMDB [Partido do Movimento Democrático Brasileiro, atual MDB, Movimento Democrático Brasileiro] ainda quer aumentar o desconto previdenciário de 11 para 14% e congelar o salário nos próximos anos. Um verdadeiro absurdo!

Em nossa escola, as salas não são todas climatizadas, o número de professores não é suficiente, estamos sem porteiros e sem inspetores, mesmo assim, a direção do colégio é contra nossa luta! Os problemas não são apenas em nosso colégio, essa é uma realidade em todo o estado. Estamos juntos com outros estudantes de diversas escolas estaduais. Nosso movimento de estudantes cresce a cada dia!

Não aceitamos mais as atrocidades cometidas pelo Governo de Pezão! A educação e a saúde estão um caos, reflexo também dos cortes de verba do governo da Dilma/PT [Partido dos Trabalhadores]. É preciso mudar tudo isso, mas para conseguirmos as mudanças é necessário unir estudantes, professores e o conjunto da população nesta luta. Por isso fazemos um chamado à população para apoiar nosso movimento e estar junto com a gente nas manifestações e ações que estamos construindo.

Assembleia Geral dos estudantes, professores, pais e comunidades do Mendes de Moraes!!!

Sábado, dia 12, às 9 horas, no auditório do Colégio Prefeito Mendes de Moraes

Pezão veio quente, “nois” já ta [nós já estamos] fervendo!!!

 

“Em defesa da educação pública” – memória do #OcupaTudo no Rio

 

A imagem em destaque é de autoria do Coletivo de Mídia Independente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here