Por vários autores

Até quando morte aos nossos?

Em nome de todas as mães, tias e familiares de pessoas que perderam seus entes queridos para a violência e pela negligência aos direitos em nosso bairro Cidade Tiradentes,  realizaremos uma passeata pela justiça pela vida desses jovens, reivindicando políticas públicas de acesso à cultura, ao lazer, a cursos profissionalizantes, trabalho, emprego e renda aos nossos jovens.

Convocamos todos os interessados em fortalecer a luta contra o racismo a comparecer nesse ato artistico-cultural, para o qual convidamos poetas, slamers, grafiteiros, batuqueiros e dançarinos.

Ressaltamos que as vidas perdidas para o racismo não são apenas vidas destruídas por homicídio, mas também por uma série de violências e negligências as quais, ao longo da vida, nós somos submetidos (acesso precário à saúde, moradia, saneamento básico, alimentação, trabalho, etc).

Viemos a público para lembrar os nomes daqueles que foram assassinados recentemente pela violência do Estado na nossa região, transformando nosso luto em luta, produzindo um grito por justiça e por dias melhores na quebrada:

Alexandre da Silva Marques (o Salsicha), 19 anos, assassinado pela PM em Ferraz de Vasconcelos, na quinta, 06/10/2022, bairro vizinho à Cidade Tiradentes.

Gabriel Soldo, 19 anos, assassinado com um tiro nas costas dado por um policial civil, em 03/01/2022.

Igor Bernardo dos Santos, 17 anos, em 19/03/2020,

Felipe Santos Miranda, 18 anos, e Brayam Ferreira dos Santos, 16 anos, foram juntos assassinados na Cidade Tiradentes em 18/03/2020.

Carlos Henrique, 15 anos, e Rian Jorge, 18 anos, baleados pelas costas em 2020, por um GCM.

Luiz Henrique Oliveira Reis, 24 anos, na época pai de um filho de 5 anos, assassinado pela PM  após interpretar vítima de violência policial em clipe musical. O fato ocorreu em Cidade Tiradentes, em 27/09/2020.

Waldik Gabriel Chagas, 11 anos, assassinado com um tiro na cabeça em junho de 2016, por um GCM, na Cidade Tiradentes.

Essa não é uma lista completa, mas apenas uma incompleta memória dos casos em que houve mobilização recente. Esta manifestação é também uma continuidade do ato “Vidas Negras Importam Cidade Tiradentes”, de 2020, quando centenas de pessoas foram às ruas no bairro contra o racismo, a violência policial e por direitos.

Foto do ato Vidas Negras Importam Cidade Tiradentes em 2020

Com mais de 200.000 mil habitantes, a Cidade Tiradentes ainda é um bairro esquecido da capital paulista, com a falta de serviços públicos essenciais dentro do território e/ou a falta de profissionais que atendam pelo menos a média diária da população que o procura.  Assim, em diálogo com a comunidade, entendemos que os poucos serviços ofertados ou não são acessíveis para toda a população ou simplesmente não são de interesse do público que os utilizarão.

Isso é consequência de uma administração de governo que impõe suas ideias em vez de discuti-las democraticamente com os moradores do bairro.

Faremos esta manifestação como um ato cultural e artístico contra o racismo e a violência do Estado, por direitos como educação, saúde, moradia, alimentação, por democracia e justiça pelas vidas perdidas para um governo que há anos nos ignora e depois nos mata.

Será um ato em memória dos sonhos, histórias e vidas dos que se foram e de suas famílias. Por uma sociedade mais democrática e sem racismo.

O ato será no último sábado do mês da consciência negra, no dia 27/11.

Concentração a partir das 12h.

Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 2820 – Cidade Tiradentes.

Na praça em frente ao Terminal antigo e ao Pronto Atendimento Glória.

Assinam este manifesto os seguintes coletivos e organizações:

Coletiva Autonomia e Trans/Transversalidade

Conspiração Socialista

Coletivo Cultura lá em Casa

Coletivo de esquerda Força Ativa

Comitê Mestre Moa Cidade Tiradentes

Frente Estadual Pelo Desencarceramento de São Paulo

Mandata Coletiva Quilombo Periférico

Movimento independente Mães de Maio da Leste.

PCB núcleo zona leste

PSTU

Quilombo Invisível

Luta Popular

Ser Humana Zona Leste

Clipe musical “Vidas Negras Importam”, do grupo Fantasmas Vermelhos, com imagens do ato de 2020 na Cidade Tiradentes:

Relembre o ato em 2016 na Cidade Tiradentes contra o racismo e por justiça para Waldik, criança de 11 anos assassinada pela polícia: https://www.youtube.com/watch?v=PTC2rnQXS2g&feature=emb_title

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here