Por Assembly

 

Faltam apenas dois dias para completar um ano do início da guerra aberta da Rússia contra a Ucrânia [24 de fevereiro de 2023]. Desde os primeiros dias esse massacre provoca uma ação direta furiosa fora do quadro das estruturas estatais ucranianas, e a nossa revista feita pela base na linha de frente da Ucrânia Oriental já dedicou quase duas dúzias de sínteses gerais a estas pessoas corajosas! Quanto mais fortes forem as repressões do regime do Kremlin, mais feroz será a ação direta popular. A foto-título chegou em janeiro de Krasnoiarsk, na Sibéria.

Embora o frio do inverno na Ucrânia já esteja chegando ao fim e os piores apagões tenham ficado para trás, a nossa equipe ainda precisa de recursos para trabalhar nesta coluna internacional e em atividades voluntárias offline. Você é convidado a juntar-se à angariação de fundos, se ainda não o fez, neste link. Muito obrigado a todos antecipadamente!

Com a aproximação do primeiro aniversário da eclosão da maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, todos os políticos, analistas e observadores estão competindo uns com os outros para tirar conclusões dos acontecimentos passados e construir previsões para o futuro. Nesse caso, vamos apenas lembrar como terminamos a 17ª edição dessa síntese – a última no ano passado. Além disso, a previsão sobre o início de 2023 com uma nova batalha de Verdun, que é a ofensiva russa na região de Donetsk, já foi confirmada. Em seguida, respectivamente, há um análogo à Batalha do Somme – a contra-ofensiva ucraniana:

 

“O regime do Kremlin está em apuros e já está ciente disso. Mas não pode quebrar o impasse – a classe dominante russa está muito enredada nessa teia sangrenta. Forçar Kiev a concordar com uma paz honrosa para o Kremlin através da destruição da infraestrutura energética não funcionou. Resta repetir a experiência de Verdun, na esperança de que não seja como em 1916. Historicamente, a Rússia encerrou guerras malsucedidas devido a derrotas não no front, mas na retaguarda. Durante a Guerra da Crimeia, os aliados capturaram Sebastopol a um alto custo, mas não conseguiram destruir o exército russo. A principal ameaça ao tzarismo não eram as forças expedicionárias anglo-francesas, mas o número exponencialmente crescente de revoltas camponesas e o caixa vazio. O mesmo aconteceu durante a Guerra Russo-Japonesa. Tsushima, Port Arthur e Mukden foram uma humilhação para o Império, mas o seu potencial militar e econômico ainda era muito superior ao do Japão. Foi a revolução em São Petersburgo e Moscou que obrigaram Nicolau II a assinar a difícil paz de Portsmouth, e não o poder do Mikado. Na Primeira Guerra Mundial, o fim da guerra veio também graças à retaguarda, não ao front. As revoluções na Rússia, na Alemanha, na Hungria, a situação revolucionária na França, na Itália e até na Grã-Bretanha revelaram-se mais importantes do que armas e lança-chamas.

Agora, o papel da retaguarda para o fim da guerra é discutido muito menos do que os combates. E isso é um grande erro. O protesto dos conscritos ou dos seus familiares, o declínio constante do apoio à guerra e o descrédito do regime aos olhos dos russos comuns são mais importantes para a causa da paz do que os tanques, a aviação e os famosos HIMARS [High Mobility Artillery Rocket System].”

Vladimir Romanenko, jornalista do KP.ru, cometeu sabotagem de informação contra um dos maiores veículos de comunicação russos ao publicar notícias honestas sobre a guerra em seu site: “Ativistas russos continuam a resistir ao regime de Putin apesar das repressões”, “A paz não vem por causa de Putin”, “Putin ordenou o bombardeio de cidades pacíficas na Ucrânia.” O jornalista deixou a Rússia após o início da mobilização. Apesar da reserva típica da mídia, ele trabalhou na redação apenas por uma questão de dinheiro e não concordava com a censura e as políticas. Mas, em algum momento, as crenças tornaram-se mais valiosas do que o pagamento.

Um ano de invasão em grande escala

 

Vladimir Romanenko, jornalista do KP.ru, cometeu sabotagem de informação contra um dos maiores veículos de comunicação russo ao publicar notícias honestas sobre a guerra em seu site: “Ativistas russos continuam a resistir ao regime de Putin apesar das repressões”, “A paz não vem por causa de Putin”, “Putin ordenou o bombardeio de cidades pacíficas na Ucrânia.” O jornalista deixou a Rússia após o início da mobilização. Apesar da reserva típica da mídia, ele trabalhou na redação apenas por uma questão de dinheiro e não concordava com a censura e as políticas. Mas, em algum momento, as crenças tornaram-se mais valiosas do que o pagamento.

Entre os atos radicais, a guerrilha ferroviária foi a que mais ganhou força desde o início do ano. As autoridades russas afirmam rotineiramente que isso está sendo feito devido ao dinheiro oferecido em aplicativos de mensagem por serviços especiais ucranianos e neonazistas, mas nenhuma prova foi mostrada. No entanto, mesmo que isso seja verdade, os montantes alegadamente oferecidos pelas ações são realmente simbólicos em comparação com o dinheiro para o serviço nas tropas invasoras…

Na noite de 16 de janeiro foram queimadas as quatro cabines de relé na Ferrovia da Sibéria Oriental perto de Ulan-Ude (um ataque semelhante ocorreu perto da capital da Buriácia em 13 de janeiro). O incêndio foi apagado pelos bombeiros. Foi descoberto que inicialmente as cabines foram abertas e só então incendiadas. Os incendiários também tentaram abrir as cabines principais, mas as suas trancas eram mais resistentes. O incêndio não afetou o movimento dos trens – nenhum atraso foi registrado. A quantidade total de danos é superior a 350 mil rublos – essas ações causaram um atraso de trens de carga por 40 minutos. Após o segundo incêndio, os suspeitos foram capturados e sua identidade foi revelada em 18 de janeiro. Eles são adolescentes de Ulan-Ude: Daniil S., de 17 anos; Konstantin K., de 18 anos; e Evgeniy G., de 19 anos. Segundo os investigadores, os suspeitos entraram em uma conversa no aplicativo Telegram em que dinheiro fora oferecido pelas ações. Eles supostamente receberam 30 mil rublos para iniciar o incêndio. Agora, os adolescentes são acusados nos termos do Art. 281 do Código Penal – “sabotagem”.

Na noite de 18 de janeiro, foram incendiadas cabines de relé perto de Vladivostoque (o lado esquerdo da foto abaixo). A circulação de mercadorias e trens militares no território de Primorsky foi suspensa. Na noite seguinte, alguém queimou os blocos na Ferrovia Transiberiana perto de Krasnoiarsk (lado direito). Ambos os casos foram reivindicados pelo Movimento Popular da Legião “Liberdade da Rússia”. (Por precaução, recordamos que cobrir as atividades desta associação centrista de várias oposições pró-ucranianas não significa que compartilhamos de suas opiniões em tudo).

Um ano de invasão em grande escala

Na noite de 23 de janeiro, um desconhecido ateou fogo a uma caixa de sinalização na estação de Surazh, na região de Briansk. Aparentemente o equipamento danificado pelo fogo no cruzamento não pode ser consertado. Assim, o tráfego ferroviário na zona fronteiriça foi interrompido. Em 24 de dezembro, a mídia pró-Kremlin de Ivanovo escreveu sobre a detenção de vários adolescentes por incendiarem o painel de relés nessa cidade: “A proposta de ‘atear fogo na cabine’ da ferrovia foi encontrada no grupo de uma rede social; um cliente desconhecido prometeu pagar mais de 10 mil rublos, se uma foto e um vídeo do incêndio criminoso fossem apresentados. Estudantes do ensino médio encharcaram a cabine com gasolina, atearam fogo, fotografaram e enviaram para o cliente. O dinheiro pelos incêndios caiu na conta dos incendiários no mesmo dia. Além de ‘incendiar a cabine’, no grupo da rede social também havia propostas para atear fogo a um trem ou mesmo organizar uma explosão que atingisse seres vivos por uma “taxa” maior, mas os alunos não concordaram com isso”. Foi aberto um processo criminal por destruição intencional de propriedade por incêndio criminoso, com punição de até 5 anos de prisão. Na noite de 25 de janeiro, uma locomotiva a diesel, que estava parada na estação de Ivanovo, ainda queimava. Neste vídeo, “Liberdade da Rússia” afirma que a cabine do condutor foi incendiada.

Um ano de invasão em grande escala

Em 30 de janeiro, apareceram informações de que foram detidos três alunos da oitava série que danificaram a via-férrea na região de Moscou na parte em direção à Kursk. Segundo o FSB [Serviço Federal de Segurança da Rússia], pessoas desconhecidas no aplicativo de mensagens prometeram dinheiro aos adolescentes para isso. Talvez esses sejam os partidários mais jovens entre todos os relatados anteriormente.

Na noite de 1o de fevereiro, as cabines de relé foram atacadas no trecho Ivanovo-Kostroma. Também um dia antes, apoiadores do “Liberdade da Rússia” destruíram uma subestação de tração perto da estação de Matveev Kurgan. O próximo ataque, que ocorreu em 4 de fevereiro na República da Carélia, foi cometido pelo grupo da Gendarmaria Verde e também publicado pelos legionários:

Um ano de invasão em grande escala

Na noite de 7 de fevereiro, no distrito de Bessonovsky, na região de Penza, um painel elétrico foi incendiado no trecho Grabovo-Bessonovka. A polícia descobriu uma cabine de relés queimada que alimentava a ferrovia depois que defeitos foram relatados. Apenas partes da proteção à prova de fogo e pegadas foram encontradas no local. Os trens ficaram suspensos até de manhã. Foi aberto um processo por danos intencionais à propriedade de outra pessoa (Art. 167 do Código Penal). Em seguida, quatro suspeitos foram detidos na mesma região. Claro, os investigadores dizem que o incêndio criminoso foi cometido por uma recompensa. Três deles são garotos, entre eles um estudante da Universidade Estadual de Arquitetura e Construção de Penza, bem como um adolescente de 16 anos. O adolescente foi “colocado sob observação” e os outros três foram presos.

Em 10 de fevereiro, um tribunal bielorrusso condenou as guerrilhas ferroviárias. Em 30 de março de 2022, três moradores de Bobruisk foram detidos após um tiroteio. Eles tentavam impedir o fornecimento de suprimentos ao exército agressor. Um dos detidos ficou gravemente ferido. Os inimigos também publicaram um vídeo do interrogatório dos prisioneiros feridos e amarrados em um porão. Os detidos foram acusados de atear fogo a duas cabines de relé entre as plataformas Sovetsky e Vereytsy no distrito de Osipovichi. Dmitry Klimov e Vladimir Avramtsev foram condenados a 22 anos de prisão, Yevgeny Minkevich foi condenado a um ano e meio de prisão e libertado (com o tempo detido sob custódia, a pena é considerada cumprida). Aqui está o que parece ter acontecido:

Um ano de invasão em grande escala

Na noite de 12 de fevereiro, alguém bloqueou o aparelho de mudança de via na linha ferroviária entre as estações Molodi e Stolbovaya, na região de Moscou. Para fazer isso, o visitante usou um marcador resistente e amarrou a composição com um fio grosso. O maquinista de um trem que passava notou o ato de resistência. O sabotador estava vestido roupas camufladas e não tinha colete de sinalização. Alguns dias depois, o FSB anunciou a captura de um certo cidadão ucraniano envolvido na sabotagem da Ferrovia de Moscou. O homem, nascido em 1977, é supostamente um agente do serviço de segurança da Ucrânia, foi recrutado na Polônia e chegou à Rússia através da Letônia sob o disfarce de refugiado no outono de 2022. O detido incendiou as infraestruturas de transporte.

Se um relatório de 18 de fevereiro for verdadeiro, oito incendiários menores de idade foram capturados de uma vez na região de Kaliningrado. Naquela data, as buscas já estavam sendo efetuadas nas casas de quatro rapazes de 14 anos, três deles estudantes de uma escola e o outro de um estabelecimento restrito. Um processo criminal foi iniciado nos termos do artigo “danos deliberados à propriedade.” O prejuízo é estimado em 480 mil rublos.

Um ano de invasão em larga escala

A destruição de carros de luxo com o símbolo Z, associada precisamente à semi-suástica neles, ocorreu em diferentes cidades. Este foi na noite de 26 de janeiro em Tver:

Um ano de invasão em grande escala

 

Também no final de janeiro, um Toyota Land Cruiser foi alvo na estrada Altufevskoe, em Moscou. Infelizmente, o suspeito logo foi preso. “A polícia trabalhou rapidamente. Às duas horas da tarde, o carro foi incendiado, na noite do mesmo dia eles levaram um amigo. Ele tem 18 anos e possui uma condenação anterior. A letra Z o impedia de viver. Trata-se de um prejuízo moral e financeiro. Acho improvável que ele tenha saúde e dinheiro suficientes para consertar o veículo.” disse o proprietário.

Um ano de invasão em larga escala

Outro carro-Z foi queimado na noite de 2 de fevereiro na cidade militar de Shchelkovo, perto de Moscou. Além disso, alguém quebrou o pára-brisa:

Um ano de invasão em larga escala

Na noite de 16 de fevereiro, um SUV estacionado em Chertanovo (Moscou) foi danificado. Alguém quebrou as janelas do Mercedes com um machado, acertou as portas e encheu o interior com tinta azul:

Um ano de invasão em larga escala

Os edifícios administrativos também são incendiados. Em 6 de fevereiro, um ataque incendiário foi relatado no Departamento Interdistrital do Comitê de Investigação Russo na Buriátia. O edifício de madeira pegou fogo como um fósforo, mas os bombeiros rapidamente conseguiram apagar o incêndio. Oleg Alexandrov, 56, da aldeia de Kyren, armou-se com um recipiente e ateou fogo na parte de trás do edifício de madeira de um andar, mas o fogo foi apagado em apenas 10 minutos e ninguém ficou ferido. Um processo criminal foi iniciado nos termos do artigo “destruição deliberada ou dano à propriedade.” Os motivos do suspeito ainda estão sendo investigados. Sabe-se que Aleksandrov foi anteriormente condenado por roubo, violência contra um funcionário do governo, posse ilegal de armas e ameaça de morte:

Um ano de invasão em larga escala

Na madrugada de 9 de fevereiro, uma pessoa desconhecida tentou incendiar um escritório de alistamento em Omsk. Foram utilizadas cinco garrafas de suco de romã com querosene e gasolina. Três delas arrebentaram uma janela do segundo andar, mas o pavio de todas caiu ou se apagou. Também não está claro se uma garrafa aberta de vodka, que foi posteriormente encontrada no escritório, fazia parte do ataque, ou se o comissário militar simplesmente gosta de beber depois do trabalho. Os funcionários de plantão vieram correndo ao ouvirem o barulho de uma janela quebrada, de modo que a ação não pôde ser concluída.

Ao mesmo tempo, cerca de duas condenações ficaram conhecidas em meados de fevereiro, na região de Rostov. Em Rostov-sobre-o-Don, foram condenados Oleg Denisov, de 24 anos; e Irina Kuznetsova, de 22 anos; por terem supostamente incendiado um carro-Z em julho do ano passado. O carro foi completamente destruído e o dano total foi de mais de 700 mil rublos. Denisov foi condenado a 2 anos e 8 meses; e Kuznetsova a 2 anos e 7 meses a serem cumpridos em uma Colônia Penal. Além disso, um residente de 19 anos da região de Rostov foi condenado a quatro anos de prisão. Ele supostamente “combinou através da Internet com um ‘curador’ não identificado para participar do incêndio do escritório de alistamento por uma recompensa de 3.000 rublos.” Ele foi considerado culpado de vandalismo e tentativa de destruição deliberada da propriedade de outra pessoa.

O torneiro Roman P., de 29 anos, da aldeia de Magdagachi, foi detido na região de Amur. O jovem queria incendiar o escritório de arquivo no comissariado militar deste distrito, onde uma listagem com os dados dos recrutas é armazenada, mas apenas a janela da unidade e o equipamento técnico próximo foram danificados, onde a garrafa caiu. O jovem se declarou culpado, mas não revelou os motivos do ato. Um coquetel molotov foi jogado no prédio na noite de 11 de fevereiro.

Em Kazan, capital do Tartaristão, uma pessoa não identificada tentou incendiar a 7a delegacia judicial. Foi notado em 13 de fevereiro – vestígios de incêndio foram encontrados na janela do edifício na rua Gabisheva. O fogo quase imediatamente se apagou, atingindo apenas o canto do batente da janela. A propriedade não foi danificada. O incendiário em roupas pretas apareceu nas câmeras de vigilância quando corria perto do prédio:

Um ano de invasão em larga escala

Um professor de 35 anos de Kansk, na região de Krasnoyarsk contou, na semana passada, sobre a tortura. Ele teve um colapso nervoso após a notícia da mobilização, atirou em um cartaz anunciando um serviço de contratação militar e também ameaçou um passante. Após sua prisão, ele não negou sua culpa. No entanto, durante a prisão, os justiceiros forçaram-no a confessar o incêndio criminoso do comissariado militar, cometido em Kansk na noite de 23 para 24 de setembro. Pelas palavras do detido, ele foi espancado na cabeça, torturado com corrente elétrica, colocaram um saco plástico sobre sua cabeça e prenderam com fita adesiva. Sua mãe disse que o homem estava muito preocupado com a guerra e não queria que os soldados morressem.

Os casos de deserção com e sem armas são muito numerosos, por isso nos limitaremos a apenas algumas histórias. Em 17 de janeiro, a polícia da região de Lipetsk, na Rússia, enviou buscas atrás do soldado Dmitry Perov, de 31 anos, que fugiu de seu regimento na Ucrânia e foi para a casa de sua mãe em Voronezh. O soldado foi morto supostamente por resistir à prisão. Ele saiu de casa com uma espingarda de assalto, granadas e explosivos:

Um ano de invasão em larga escala

Outro incidente notável supostamente ocorreu na região de Lugansk: segundo a interceptação de conversas publicadas em meados de fevereiro pela inteligência ucraniana, 44 russos mobilizados tentaram escapar perto de Svatovo, mas foram capturados por mercenários do PMC Wagner [Private Military Company, ou Companhia Militar Privada, conhecida como Grupo Wagner]. Não há mais detalhes. Junto disso, um dos principais especialistas militares russos, o líder monarquista Igor Strelkov-Girkin, observou em 10 de fevereiro em seu Canal no Telegram que “um batalhão de nômades Tuvanos recusou-se a entrar em posição” em algum lugar no front de Donetsk. Dois dias depois, ele publicou que “depois do batalhão Tuvano e após reclamações a Kazan, o Batalhão de voluntários do Tartaristão foi retirado do front e enviado para casa. Nem um único batalhão de voluntários das regiões ‘russas’ da Federação Russa foi removido do front, apesar dos mesmos problemas e dos apelos aos ‘seus’ governadores”.

E apenas uma história surpreendente sobre a solidariedade para além das fronteiras nacionais, que até a The Economist não pode deixar passar batido. Dois moradores de Chukotka fugiram da mobilização em um barco através do Estreito de Bering, chegando aos EUA. Sergei e Maxim inicialmente quase morreram em uma tempestade e depois foram enviados para um centro de detenção e passaram mais de três meses em uma cela para 70 pessoas. Eles saíram de lá graças a um pastor local de origem ucraniana: ele é respeitado na comunidade pela sua bondade e honestidade, por isso a sua palavra foi decisiva para a libertação dos refugiados. Os homens foram acomodados em sua casa, e autorizados a permanecer nos Estados Unidos, sendo que em poucos meses receberão uma autorização de trabalho. Eles fugiram da Sibéria após tentativas de lhes entregar intimações. Ao mesmo tempo, Sergei já teve problemas com o FSB, por ser suspeito de extremismo político e assumiu um compromisso por escrito de não sair da Rússia.

Os preparativos para a onda de mobilização de outono na Rússia começaram no verão e duraram até o último minuto, foi preciso lançar os recém-chegados na batalha para que o front não desmoronasse em todos os lugares. Se a Rússia não está planejando a sua própria grande ofensiva, ela atrasará o maior tempo possível a mobilização; se o fizer, vai anunciá-la na primavera, possivelmente ao mesmo tempo que o início da contra-ofensiva ucraniana. Veremos o que o tempo dirá…

Por outro lado, escrevemos muito neste inverno sobre como os comissários militares ucranianos organizam safáris para recrutar nos locais de trabalho e a caminho das empresas.

Além disso, você pode ler nossa pequena análise da prática judicial local sobre condenações por evasão militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here