por Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB)

Na manhã do dia 29 de maio de 2023, o Movimento Sem Teto da Bahia ocupou prédio abandonado há 10 anos no Santo Antônio Além do Carmo, visando garantir habitação digna para crianças, jovens e pessoas com comorbidades.

A ocupação constituída por quatro famílias que lutam pelos direitos à moradia, à cidade e buscam dar função social ao imóvel que até então se encontrava em estado ilegal de abandono, desde 2013. Assim, organizadas pelo MSTB buscam a concretização do preceito constitucional da moradia digna, não se curvando às arbitrariedades do Estado e conquistando, através da luta popular, o direito historicamente negado à população negra e pobre do país: a moradia.

Enfatiza, então, que, historicamente, esta região passa por um perverso processo de expulsão dos seus moradores tradicionais, através da especulação imobiliária, da retirada de serviços públicos, da violência direcionada contra pessoas negras, em paralelo com o esvaziamento de políticas públicas que garantam a dignidade dessas famílias.

Ocorre que, ainda que evidente o caráter pacífico da ocupação, no período da noite, denunciamos o fato de que a Polícia Militar do Estado da Bahia, tentou iniciar o despejo das famílias que estavam exercendo o seu direito fundamental à moradia digna no referido imóve, apesar da inexistência de determinação judicial.

Reforçamos que enquanto morar dignamente for um privilégio de poucos, e seguirem existindo lugares vazios que não cumprem uma função social, ocupar é um direito! As famílias que ocupam os imóveis do Centro Histórico da cidade de Salvador resistem, e precisam ter seus direitos fundamentais reconhecidos e respeitados pelo Estado.

As famílias ocupantes precisam de:

– Materiais de higiene;
– Materiais de limpeza;
– Materiais de construção;
– Brinquedos;
– Utensílios domésticos;
– Roupas de cama;
– Colchões

Onde doar: Rua Direita do Santo Antônio, 32, próximo à Cruz do Pascoal, em Salvador (BA)

No dia 30/05 o MSTB estará em mobilização o dia inteiro para fortalecer a ocupação.

MORAR É UM DIREITO E NÃO UM PRIVILÉGIO!
BANDEIRA AO VENTO POVO EM
MOVIMENTO FAZENDO REVOLUÇÃO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here