Por CAHIS – USP

O CAHIS, compreendendo a necessidade de apresentar um panorama geral para contextualizar es estudantes de toda bagunça que ocorreu ontem, redige, de maneira resumida, a sequência dos acontecimentos. Abaixo, também enviamos vídeos essenciais para compreensão do ocorrido.

👉 Diante do contexto de mobilização realizado pela fflch, e especificamente à realização da assembleia e do início do piquete na letras, a diretoria da FFLCH promoveu um dos maiores ataques contra a mobilização estudantil que se tem memória: CANCELOU, de maneira autoritária, as aulas de todos os cursos, fechou e trancou todas as salas do vão e acionaram tanto a guarda universitária quanto a Polícia Militar para intimidar a formação do piquete na letras. O email, tendenciosamente acusando es estudantes de promoverem risco ao patrimônio público, foi enviado e recebido à todos na faculdade. Vale ressaltar também que o cancelamento das aulas de ontem na história, sob a justificativa da presença da greve no nosso curso, é mentirosa: as aulas de ontem seriam realizadas normalmente e só não foram por conta das medidas da diretoria. Segue, abaixo, um exemplo de uso tendencioso da narrativa feito pelo professor João Paulo Garrido Pimenta. Quem obstruiu e impôs os danos fora aqueles que o professor insiste em defender.

👉 Imediatamente expulsos das salas de aula e indignados com a intervenção autoritária, inclusive com o uso da guarda, es estudantes de toda a FFLCH se mobilizaram e promoveram, em cada um dos cursos, assembleias que aprovaram o início imediato da greve. Desde o período noturno de ontem, A HISTÓRIA PERMANECE EM GREVE, POR TEMPO INDERTEMINADO.

👉 Após a realização da assembleia, es estudantes da história tomaram duas frentes. Como as salas de aula estavam fechadas, e consequentemente o acesso às cadeiras que comumente se utiliza para organizar o piquete estava indisponível, utilizaram os móveis dentro e fora do espaço aquário para garantir a efetivação da greve. Desde a noite de ontem, NOSSO PRÉDIO SEGUE PIQUETADO. Mesmo com essa mobilização no vão, porém, a imensa maioria des estudantes do curso se somaram ao chamado conjunto dos CAs, em frente ao prédio da administração da FFLCH, exigindo respostas imediatas frente ao absurdo imposto. Para além de diversos registros da imensa presença estudantil no espaço, o emblemático momento em que o diretor da maior faculdade de toda USP, Paulo Martins, ofende abertamente um estudante da faculdade, segue circulando e DEVE ser circulado. O diretor, além de não reconhecer e negligenciar os problemas da faculdade, segue sem se importar com os discentes.

👉 Frente às pressões impostas somente com o apoio geral, foi-se proposta e realizada uma reunião, com representantes de todos os CAs da faculdade e do DCE, com o diretor, exigindo uma série de reivindicações. Entre elas, deliberado que a Diretoria liberasse imediatamente o acesso aos prédios e se comprometesse a mandar a Guarda embora do espaço estudantil, além de redigir e soltar uma carta de retratação e abrir negociação, ainda essa semana com a Reitoria, para debater as exigências da nossa greve, que permanece agora mais do que nunca mobilizada. Vale ressaltar que a carta para a reitoria será revisada e passará pelo crivo de todos os CAs, e também de que a retratação pública será pela intervenção ostensiva da guarda nos prédios, por alegar de maneira tendenciosa e falsa o dano ao patrimônio público, e também por minimizar o problema na faculdade, no vídeo vergonhoso feito pelo diretor nessa semana.

✊ Tendo em vista esse contexto de grandes mobilizações, históricas, dentro do nosso curso, o CAHIS convoca todes es estudantes a se somarem a Assembleia geral do DCE, realizada hoje na letras 17h30. É neste espaço que será discutido e aprovado ou não o indicativo de greve geral para toda usp. Vale ressaltar, por fim, que independentemente do resultado desta assembleia, a história segue em greve e seguirá até que nossas reivindicações por mais contratações de professores sejam devidamente reconhecidas e tratadas.

Nem um passo a mais nessa luta. Por uma educação pública e de qualidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here